A história da instituição escolar nos evidencia que os chamados “conteúdos escolares” são comumente descontextualizados das vidas das crianças/adolescentes e desatualizados historicamente se temos como objetivo a sua aplicabilidade em um mundo real que é cotidianamente inundado por problemas reais. Esse trabalho tem como objetivo questionar os chamados “conhecimentos acumulados pela humanidade” e sua alienada perpetuação nas instituições escolares, além de abordar os recentes avanços normativos e metodológicos que têm possibilitado uma transformação curricular e novas abordagens pedagógicas. Tendo em vista o expressivo número de adultos que relatam não terem encontrado aplicabilidade em suas vidas reais da imensa maioria dos conteúdos trabalhados em seu processo de escolarização, consideramos de fundamental importância a discussão acadêmica acerca dos conteúdos escolares. Temos como metodologia de pesquisa o autorrelato dos pesquisadores/autores do presente artigo e o estado da arte acerca das publicações referentes aos seguintes descritores: conteúdos escolares, conteudismo, ensino conteudista, além da apresentação de iniciativas pedagógicas e educacionais com viés progressistas que buscam a ruptura desse modelo educacional tradicional. Apresentaremos, também, como estudo de caso, experiências vivenciadas na escola PED Education-BA.