A rede de educação profissional no Estado do Ceará foi implantada em 2008 através da Secretaria da Educação com o projeto de implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, através da Lei Estadual n° 14.273 de 2008. Neste artigo busca-se descrever as características organizacionais e de funcionamento dessas instituições no Estado do Ceará. É um trabalho que faz parte da Dissertação do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, em andamento no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE. Os dados aqui apresentados foram coletados através de pesquisa bibliográfica e documental, mostrando um pouco do histórico, da legislação, da dinâmica de funcionamento e dos objetivos dessas instituições de ensino, que buscam realizar um trabalho voltado para a formação integral dos educandos com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa, capaz de valorizar a cultura e o trabalho, bem como uma compreensão global dos processos produtivos e dos conhecimentos científicos e tecnológicos. São instituições que funcionam em turno integral com articulação entre as disciplinas da base técnica – eixo profissional e base comum – disciplinas da educação básica. Utilizam uma filosofia de gestão ancorada na Tecnologia Empresarial Socioeducacional - TESE, que serviu de base para a definição dos princípios básicos do trabalho, cujas premissas têm como marcos representativos a conexão entre objetivos, prioridades e resultados esperados por todos os integrantes da instituição de ensino e da comunidade.