LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO
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Objetiva-se neste trabalho compreender a importância de trabalhar a oralidade na educação infantil, levando em consideração que envolver-se com Educação Infantil é trabalhar com seres em desenvolvimento, os quais têm capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade. Falar a elas e não com elas; permitir que se expressem ou não; valorizar o que falam ou não; são decisões pedagógicas que tem implicações sociais profundas para a infância, categoria social marginalizada historicamente. Permitir que falem de si, de seus mundos de vida, que produzam textos orais e que tenham contato permanente com textos que circulam no meio social, ou seja, inseri-las nas culturas orais escritas constituem-se em ações pedagógicas importantes para o desenvolvimento destas linguagens. Elegemos, como interlocutores teóricos, Macêdo (2011), Melo(2009) e Angelo (2011). 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