Este artigo pretende apresentar um relato de experiência sobre um curso de extensão, que se encontra em fase de finalização, intitulado “Construindo um livro digital no Canva” cujo público-alvo foram professores da Educação Básica. O curso teve como objetivo principal introduzir noções básicas do Canva que auxiliem na elaboração de livros digitais com propostas pedagógicas significativas. O referencial teórico que subsidiou a construção do curso foi fundamentado pelo diálogo entre a formação continuada de professores com um olhar na potencialização de práticas e identidades reflexivas e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, as TDICs. O curso de extensão foi desenvolvido na modalidade assíncrona e contemplou uma série de atividades diversificadas mediadas por discussões em fóruns. O conteúdo programático foi elaborado nos formatos de apostila e vídeos. As práticas propostas contemplaram sugestões de leituras de material sobre a fundamentação teórica, proposta de produção de uma página de livro digital com a utilização das noções contempladas pelo curso e a solicitação de uma avaliação final de todo o processo através de um questionário. Espera-se que os cursistas, além de se tornarem aptos a realizar projetos com os recursos disponíveis na plataforma Canva, também o façam na busca de construções pedagógicas significativas, críticas e reflexivas. Por fim, almejamos que este relato contribua para que muitos docentes se interessem pelo tema e construam propostas semelhantes adaptadas aos seus saberes e necessidades.