MULTILETRAMENTO: O USO DE FILMES E HQ´S COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89214 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2437 "inscrito_id" => 14842 "titulo" => "MULTILETRAMENTO: O USO DE FILMES E HQ´S COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES" "resumo" => "O presente artigo, intitulado “Multiletramento: o uso do Cinema e Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de História, Literatura e Geografia em Pré-Vestibular Social”, produzido com base nas experiências pedagógicas do Pré-Vestibular Futuro em Curso, um projeto social do SESC de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tem como aspecto fundamental abordar a importância do uso de mídias audiovisuais como recursos pedagógicos em sala de aula e atuar diretamente para a formação intelectual, cultural e cidadã dos alunos de Pré-Vestibular. Durante o desenvolvimento, aborda-se a relação entre a ampla produção e circularização de mídias audiovisuais no século XXI, com adaptações de eventos históricos e clássicos da literatura para filmes, séries e HQs, tornando vasta as possibilidades de se estar em contato com os fatos, temas sociais e obras clássicas, o que cativa o interesse dos estudantes, imersos neste mundo permeado pela praticidade e dinamicidade de filmes, séries e HQs característicos do século XXI. Por fim, possui a intenção de apontar a própria imersão dos vestibulares nacionais, como ENEM e UERJ, em tais mídias, onde se verifica que nos últimos dez anos vem se reproduzindo, de forma recorrente, questões com base em filmes, séries e histórias em quadrinhos, assim como tais mídias contribuem fundamentalmente para a elaboração de repertório cultural, critério fundamental em redações dissertativas-argumentativas. Como análise metodológica, utilizou-se pesquisa com alunos do Pré-Vestibular Futuro em Curso, culminando com o levantamento de dados e comparação dos resultados com trabalhos similares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14842_TB2437_11082022133659.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO STORCK" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.storck@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89214 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2437 "inscrito_id" => 14842 "titulo" => "MULTILETRAMENTO: O USO DE FILMES E HQ´S COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES" "resumo" => "O presente artigo, intitulado “Multiletramento: o uso do Cinema e Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de História, Literatura e Geografia em Pré-Vestibular Social”, produzido com base nas experiências pedagógicas do Pré-Vestibular Futuro em Curso, um projeto social do SESC de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tem como aspecto fundamental abordar a importância do uso de mídias audiovisuais como recursos pedagógicos em sala de aula e atuar diretamente para a formação intelectual, cultural e cidadã dos alunos de Pré-Vestibular. Durante o desenvolvimento, aborda-se a relação entre a ampla produção e circularização de mídias audiovisuais no século XXI, com adaptações de eventos históricos e clássicos da literatura para filmes, séries e HQs, tornando vasta as possibilidades de se estar em contato com os fatos, temas sociais e obras clássicas, o que cativa o interesse dos estudantes, imersos neste mundo permeado pela praticidade e dinamicidade de filmes, séries e HQs característicos do século XXI. Por fim, possui a intenção de apontar a própria imersão dos vestibulares nacionais, como ENEM e UERJ, em tais mídias, onde se verifica que nos últimos dez anos vem se reproduzindo, de forma recorrente, questões com base em filmes, séries e histórias em quadrinhos, assim como tais mídias contribuem fundamentalmente para a elaboração de repertório cultural, critério fundamental em redações dissertativas-argumentativas. Como análise metodológica, utilizou-se pesquisa com alunos do Pré-Vestibular Futuro em Curso, culminando com o levantamento de dados e comparação dos resultados com trabalhos similares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14842_TB2437_11082022133659.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO STORCK" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.storck@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }