Este artigo é fruto da investigação do uso do lúdico no ensino médio como uma ferramenta de ensino-aprendizagem num processo interdisciplinar entre Matemática e Biologia O lúdico em sala de aula é visto como uma forma de aprender brincando, onde é priorizado o prazer e diversão dos alunos em aprender. Ele ainda instiga o senso competitivo entre os alunos, promovendo uma disputa pelo conhecimento, possibilitando-lhes buscarem cada vez mais pelo saber. A ludicidade atua como intermediador do conhecimento, onde o discente aprende de uma forma divertida e descontraída, uma vez que ele trabalha o cognitivo, o raciocínio, o pensamento e o senso crítico opinativo. Com o lúdico, o aluno tem várias maneiras de aprender, por possuir a característica de apreender a atenção. Em uma prática interdisciplinar, por sua vez, atua como um conectivo, visto que a interdisciplinaridade visa uma intercomunicação afetiva entre as disciplinas, com um objeto em comum de consolidação, no caso o lúdico, no qual os objetos particulares assumem o papel de subobjetos. Essa prática ainda evidencia a construção de um novo conhecimento, dado que ela necessita do incentivo de um processo metodológico, para que haja uma relação entre as disciplinas, e elas juntas possam construir esse novo conhecimento através deste instrumento. De cunho descritivo e pesquisa experimental, espera-se que os alunos desenvolvam sua capacidade cognitiva por meio do material lúdico aplicado, já que o lúdico tem importantes contribuições para a educação alcançar seu propósito.