Nesse estudo, tivemos como objetivo investigar como se dava o ensino da língua escrita, a partir dos assuntos abordados nas outras áreas do conhecimento, além daqueles propostos no ensino da língua materna. Para tal, observamos a construção das práticas de ensino de uma professora alfabetizadora que lecionava em uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Recife/PE. Apoiados na perspectiva da abordagem qualitativa, fizemos uso de alguns procedimentos e instrumentos de coleta de dados da pesquisa etnográfica escolar, realizamos observações participante e entrevistas semiestruturadas durante e após as observações das aulas. Os resultados das nossas observações indicaram que o ensino da língua escrita, a partir do trabalho com os conteúdos pertencentes ao currículo das disciplinas de História, Geografia e de Ciências, ganhava um sentido mais dinâmico e social, levando os alunos a perceberem a finalidade e funcionalidade da leitura e da escrita. Nessa direção, verificamos que em suas aulas, a professora oportunizou aos alunos o conhecimento sobre o mundo de modo a interpretá-lo, e compreendê-lo, atribuindo, assim uma função à escrita que ultrapassou os seus usos no espaço escolar.