“PESQUISARCOM” COM CRIANÇAS AUTISTAS SOBRE MÍDIAS DIGITAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88681 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1434 "inscrito_id" => 13219 "titulo" => "“PESQUISARCOM” COM CRIANÇAS AUTISTAS SOBRE MÍDIAS DIGITAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como intenção apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento, que traz como objetivo principal a promoção do uso das mídias digitais pelas crianças autistas para a construção de conteúdo digital no YouTube, em uma perspectiva digital de colaboração, participação e autoria. É notável o quanto as tecnologias digitais fazem parte do universo das crianças, em especial, o YouTube. Além disso, é indagável a influência que essas plataformas têm na vida desses jovens. Neste contexto tão representativo, levanta-se a seguinte problemática: As crianças têm consciência sobre a propagação de notícias falsas nos vídeos do YouTube? A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa participante e inspirada no PesquisarCOM, que consiste no envolvimento do público pesquisado também como partícipes e coautores da pesquisa, apostando em uma metodologia de construção compartilhada e atribuindo protagonismo a eles. Para responder à questão norteadora do trabalho, uma entrevista estruturada com as crianças mostrou-se necessária, assim como uma análise sistemática dos vídeos reunidos. Na intenção de disseminar informações acerca das fake news para o público infanto-juvenil, um vídeo construído em conjunto com as crianças autistas resultou em um produto educacional oriundo da pesquisa. Nos resultamos preliminares, destacam-se: aprovação no Conselho de Ética e pesquisa; entrevista com 7 crianças autistas do 4º e 5º ano da E. M. Francisco Jablonsky – Araquari/SC; transcrição e categorização dos dados obtidos; análise sistemática dos vídeos coletados e construção do produto educacional (vídeo informativo a respeito das fake news)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13219_TB1434_28072022103638.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE DE LIMA BAENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "08452064942@edu.udesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88681 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1434 "inscrito_id" => 13219 "titulo" => "“PESQUISARCOM” COM CRIANÇAS AUTISTAS SOBRE MÍDIAS DIGITAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como intenção apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento, que traz como objetivo principal a promoção do uso das mídias digitais pelas crianças autistas para a construção de conteúdo digital no YouTube, em uma perspectiva digital de colaboração, participação e autoria. É notável o quanto as tecnologias digitais fazem parte do universo das crianças, em especial, o YouTube. Além disso, é indagável a influência que essas plataformas têm na vida desses jovens. Neste contexto tão representativo, levanta-se a seguinte problemática: As crianças têm consciência sobre a propagação de notícias falsas nos vídeos do YouTube? A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa participante e inspirada no PesquisarCOM, que consiste no envolvimento do público pesquisado também como partícipes e coautores da pesquisa, apostando em uma metodologia de construção compartilhada e atribuindo protagonismo a eles. Para responder à questão norteadora do trabalho, uma entrevista estruturada com as crianças mostrou-se necessária, assim como uma análise sistemática dos vídeos reunidos. Na intenção de disseminar informações acerca das fake news para o público infanto-juvenil, um vídeo construído em conjunto com as crianças autistas resultou em um produto educacional oriundo da pesquisa. Nos resultamos preliminares, destacam-se: aprovação no Conselho de Ética e pesquisa; entrevista com 7 crianças autistas do 4º e 5º ano da E. M. Francisco Jablonsky – Araquari/SC; transcrição e categorização dos dados obtidos; análise sistemática dos vídeos coletados e construção do produto educacional (vídeo informativo a respeito das fake news)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13219_TB1434_28072022103638.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE DE LIMA BAENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "08452064942@edu.udesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }