O GÊNERO CANÇÃO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88976 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2110 "inscrito_id" => 13200 "titulo" => "O GÊNERO CANÇÃO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um estudo sobre a canção na sala de aula e suas diferentes abordagens no ensino da língua. Por ser um gênero de caráter híbrido, a canção permite o conhecimento e a relação entre o universo textual e o universo musical que são importantes para a aprendizagem e para as relações sociais dentro e fora da sala de aula. Ao propormos um estudo aprofundado sobre o gênero canção, pensamos em um modo de colaborarmos para o desenvolvimento de habilidades e competências que propiciem aos estudantes reais condições de interação com o outro e de reflexão sobre o mundo que os cerca. Para este evento, dividimos o nosso trabalho da seguinte forma:. Pressupostos teóricos, onde definimos o gênero e a canção em Marcuschi (2015) e Costa (2002); e Procedimentos analíticos, onde selecionamos duas canções para analisarmos – Rap da felicidade (Cidinho e Doca) e Até Quando (Gabriel, o Pensador) – com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa pechetiana. Utilizamos como referencial teórico Pêcheux (2009) e Orlandi (2007) para realizarmos as análises do nosso objeto, buscando considerar em todos os momentos os aspectos lítero-musicais. Por fim, apresentamos como se dá a aplicabilidade deste estudo em sala de aula e a a contribuição dele não apenas para a leitura, a escrita e a interpretação, mas para a reflexão das práticas culturais e sociais presentes em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13200_TB2110_27072022100509.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AHIRANIE SALES MANZONI" "autor_nome_curto" => "AHIRANIE" "autor_email" => "ahiraniesales@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88976 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2110 "inscrito_id" => 13200 "titulo" => "O GÊNERO CANÇÃO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um estudo sobre a canção na sala de aula e suas diferentes abordagens no ensino da língua. Por ser um gênero de caráter híbrido, a canção permite o conhecimento e a relação entre o universo textual e o universo musical que são importantes para a aprendizagem e para as relações sociais dentro e fora da sala de aula. Ao propormos um estudo aprofundado sobre o gênero canção, pensamos em um modo de colaborarmos para o desenvolvimento de habilidades e competências que propiciem aos estudantes reais condições de interação com o outro e de reflexão sobre o mundo que os cerca. Para este evento, dividimos o nosso trabalho da seguinte forma:. Pressupostos teóricos, onde definimos o gênero e a canção em Marcuschi (2015) e Costa (2002); e Procedimentos analíticos, onde selecionamos duas canções para analisarmos – Rap da felicidade (Cidinho e Doca) e Até Quando (Gabriel, o Pensador) – com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso francesa pechetiana. Utilizamos como referencial teórico Pêcheux (2009) e Orlandi (2007) para realizarmos as análises do nosso objeto, buscando considerar em todos os momentos os aspectos lítero-musicais. Por fim, apresentamos como se dá a aplicabilidade deste estudo em sala de aula e a a contribuição dele não apenas para a leitura, a escrita e a interpretação, mas para a reflexão das práticas culturais e sociais presentes em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13200_TB2110_27072022100509.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AHIRANIE SALES MANZONI" "autor_nome_curto" => "AHIRANIE" "autor_email" => "ahiraniesales@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }