No cenário atual de educação, considerando os avanços das tecnologias, cada vez mais se percebe a necessidade de inovações no ensino do componente curricular de Biologia, pois observa-se a utilização de métodos onde o professor é o centro com exposição de aulas e que deixam a desejar na aprendizagem. A utilização de jogos didáticos nas escolas pode ser uma estratégia promotora da aprendizagem, considerando os elementos motivadores e facilitadores da busca de um conhecimento significativo. Assim, os jogos didáticos apresentam-se como alternativa para favorecer esse processo, devido a sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a importância e o nível de eficiência dos jogos lúdicos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos de Biologia do ensino médio. Inicialmente com levantamento bibliográfico sobre a temática e em seguida os jogos foram analisados, selecionados e confeccionados de acordo com o conteúdo visto pelos alunos do ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual de nível médio, integrado ao eixo profissionalizante no município de Crateús-CE, para uma turma da primeira série do ensino médio. Ao término de cada jogo, um questionário foi aplicado com os alunos para análise da eficácia e contribuição de tal metodologia no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo abordado. Com as análises das respostas, percebeu-se que a aplicação dos jogos favoreceu o entendimento de dificuldades encontradas após a aplicação do conteúdo teórico da disciplina, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências mais significativas à aprendizagem dos conteúdos e auxiliando no desenvolvimento do raciocínio. Portanto, os aspectos lúdicos e cognitivos presentes nos jogos são importantes estratégias para o ensino e aprendizagem de conceitos, bem como se caracteriza como uma atividade simples, que requer materiais de fácil acesso e baixo custo para a sua elaboração.