EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO MULTIVERSO EDUCACIONAL CONTRA O COMBATE DE DESINFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA PRÁTICA DOCENTE : CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA, DESINFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS PERSUASIVAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90547 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4220 "inscrito_id" => 8008 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO MULTIVERSO EDUCACIONAL CONTRA O COMBATE DE DESINFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA PRÁTICA DOCENTE : CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA, DESINFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS PERSUASIVAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo ampliar o conhecimento de conceitos e informações para a prática docente no que concerne ao impacto da desinformação no ambiente escolar. No intuito de promover a Educação midiática no processo de ensino e aprendizagem de encontro com tecnologias de informação e comunicação , doravante TICs considerando que muitos dos usuários de comunidades virtuais são também estudantes regulares e aprendizes de línguas adicionais. Para isso essa pesquisa qualitativa de natureza exploratória buscou conceitos atualizados de novas tecnologias que possam extrair metodologias que potencializam o raciocínio lógico, criticidade e análise dos fatos diante de uma desinformação, como é sugerido nas Competências de Informação, doravante , Coinfo ( (ZURKOWSKI). Atendendo a dificuldade de distinguir conteúdos desinformativos (GOLZMAN) considerando a atual conjuntura onde o tempo em tela e em ambientes virtuais tornaram-se mais extensos essa pesquisa explorou conceitos como capitalismo de vigilância (ZUBOFF) e Captologia (FOGG) para compreensão de como as tecnologias persuasivas influenciam negativamente no processo de aquisição da aprendizagem. Diante do exposto e da nocividade da desinformação, essa pesquisa traz dados e resultados parciais que demonstram a necessidade de uma Educação Midiática, e um planejamento pedagógico voltado para as Coinfo assim como versa a Base Nacional Comum Curricular , doravante BNCC sobre a criticidade dessas demandas contra o combate de desinformação no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8008_TB4220_12092022143100.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA AMORIM SÁ" "autor_nome_curto" => "ELIS" "autor_email" => "elis.ufma@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90547 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4220 "inscrito_id" => 8008 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO MULTIVERSO EDUCACIONAL CONTRA O COMBATE DE DESINFORMAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA PRÁTICA DOCENTE : CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA, DESINFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS PERSUASIVAS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo ampliar o conhecimento de conceitos e informações para a prática docente no que concerne ao impacto da desinformação no ambiente escolar. No intuito de promover a Educação midiática no processo de ensino e aprendizagem de encontro com tecnologias de informação e comunicação , doravante TICs considerando que muitos dos usuários de comunidades virtuais são também estudantes regulares e aprendizes de línguas adicionais. Para isso essa pesquisa qualitativa de natureza exploratória buscou conceitos atualizados de novas tecnologias que possam extrair metodologias que potencializam o raciocínio lógico, criticidade e análise dos fatos diante de uma desinformação, como é sugerido nas Competências de Informação, doravante , Coinfo ( (ZURKOWSKI). Atendendo a dificuldade de distinguir conteúdos desinformativos (GOLZMAN) considerando a atual conjuntura onde o tempo em tela e em ambientes virtuais tornaram-se mais extensos essa pesquisa explorou conceitos como capitalismo de vigilância (ZUBOFF) e Captologia (FOGG) para compreensão de como as tecnologias persuasivas influenciam negativamente no processo de aquisição da aprendizagem. Diante do exposto e da nocividade da desinformação, essa pesquisa traz dados e resultados parciais que demonstram a necessidade de uma Educação Midiática, e um planejamento pedagógico voltado para as Coinfo assim como versa a Base Nacional Comum Curricular , doravante BNCC sobre a criticidade dessas demandas contra o combate de desinformação no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8008_TB4220_12092022143100.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA AMORIM SÁ" "autor_nome_curto" => "ELIS" "autor_email" => "elis.ufma@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }