Este trabalho busca mobilizar saberes em torno da experiência e formação a partir do Programa Residência Pedagógica, que faz parte dos programas do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Regional do Cariri – URCA, fomentado pela CAPES. Desse modo, buscaremos refletir sobre os caminhos do programa e seu papel na formação dos futuros professores, bem como das vivências e aprendizados durante a realização das atividades, a partir do estudo e reflexão gerados através dos módulos, do desenvolvimento dos aulões online para os estudantes de nível médio. Nessa perceptiva, refletir sobre este espaço de experiência nos possibilita empreender reflexões capazes de transformar o nosso fazer, enquanto futuros professores, tendo em vista, voltar nosso olhar para o espaço da escola, formado através das sensibilidades, subjetividades e anseios de diferentes e múltiplos agentes. Para tanto, ressaltamos a utilização de uma bibliografia pertinente para o desenvolvimento do trabalho, em que autores como Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima nos ajudaram a problematizar “nosso fazer”. O Ambiente escolar constitui-se, portanto, como um universo reflexo das relações humanas, sejam elas sociais, culturais, econômicas, religiosas todas imersas na dinâmica do espaço escolar. Desse modo, a experiência na escola para o graduando apresenta-se como uma oportunidade de associar saberes teóricos e práticos ao refletirmos sobre o cotidiano da escola.