O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA FORMAÇÃO LEITORA DO TEXTO LITERÁRIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89251 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2488 "inscrito_id" => 14506 "titulo" => "O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA FORMAÇÃO LEITORA DO TEXTO LITERÁRIO" "resumo" => "Com o advento do computador e da internet, novas formas de interação com a linguagem vão se constituindo, e desse modo, as inovações tecnológicas estão cada vez mais despertando o interesse dos estudantes por metodologias ativas incorporadas às práticas pedagógicas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a funcionalidade do padlet como ferramenta digital de organização hipertextual aliada à leitura da obra “Minha mãe é negra sim”, de Patrícia Santana. Para a proposta de leitura será utilizado o Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), direcionado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Com isso, este estudo está fundamentado na concepção de leitura literária dentro da escola em consonância com a função do professor como mediador, dialogando com Colomer (2007) e com os estudos de metodologias ativas, a partir das ideias de Moran; Masetto; Behrens (2003). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e descritiva, a fim de identificar as características e as contribuições dessa plataforma digital para o engajamento do leitor através da sua interface colaborativa. Para a análise dos resultados, fez-se uma interpretação dos dados e constatou-se que o padlet permite interações, na sua interface digital, que ajudam os alunos a atuarem como protagonistas no processo de leitura por meio da interatividade de textos verbais, não verbais, animações, imagens e áudios, gerando possíveis interpretações de sentidos que exploram a multimodalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14506_TB2488_01122022175240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE OLIVEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabrielleods156@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89251 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2488 "inscrito_id" => 14506 "titulo" => "O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA FORMAÇÃO LEITORA DO TEXTO LITERÁRIO" "resumo" => "Com o advento do computador e da internet, novas formas de interação com a linguagem vão se constituindo, e desse modo, as inovações tecnológicas estão cada vez mais despertando o interesse dos estudantes por metodologias ativas incorporadas às práticas pedagógicas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a funcionalidade do padlet como ferramenta digital de organização hipertextual aliada à leitura da obra “Minha mãe é negra sim”, de Patrícia Santana. Para a proposta de leitura será utilizado o Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), direcionado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Com isso, este estudo está fundamentado na concepção de leitura literária dentro da escola em consonância com a função do professor como mediador, dialogando com Colomer (2007) e com os estudos de metodologias ativas, a partir das ideias de Moran; Masetto; Behrens (2003). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e descritiva, a fim de identificar as características e as contribuições dessa plataforma digital para o engajamento do leitor através da sua interface colaborativa. Para a análise dos resultados, fez-se uma interpretação dos dados e constatou-se que o padlet permite interações, na sua interface digital, que ajudam os alunos a atuarem como protagonistas no processo de leitura por meio da interatividade de textos verbais, não verbais, animações, imagens e áudios, gerando possíveis interpretações de sentidos que exploram a multimodalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14506_TB2488_01122022175240.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE OLIVEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabrielleods156@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }