O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma análise sobre as contribuições da Base Nacional Comum Curricular-BNCC na proposta curricular da educação básica nos anos iniciais. Portanto para a busca de estudos, foi utilizada uma revisão bibliográfica, leitura de livros, artigos científicos, legislações e diretrizes curriculares em relação o tema. Assim sendo se utilizou as bases de dados Scientific Electronic Library Online – SCIELO e pelo Portal de Periódicos da CAPES, no período de 2018 e 2022. Os resultados demostraram que A BNCC contribui para a diminuição das desigualdades educativas e igualitárias, a qual deve ser entendida diante de uma expectativa histórica, social e econômica, envolvendo assim o entendimento das diversas possibilidades de acesso da população carente de conhecimento e que o método de ensino-aprendizagem para a educação básica nos anos iniciais deve ser planejado, organizado, buscando um ambiente favorável para interação e que o aluno seja capaz de brincar e conviver de maneira que contribua para a aprendizagem propostas pela BNCC. Conclui-se então que a partir do conhecimento da base o professor terá um norte para o planejamento de suas aulas aperfeiçoando o método pedagógico e que a BNCC possibilita a melhoria na Educação Básica no Brasil, como também busca favorece o professor na organização e na experiência que permitem os alunos conhecerem a si e ao outro, construindo assim o conhecimento, desenvolvendo o conteúdo dentro de cada item curricular de maneira interdisciplinar, não demolida, apontando assim um entendimento absoluto dos alunos.