A LUDICIDADE E A MEDIAÇÃO DA DIDÁTICA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89263 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2503 "inscrito_id" => 12762 "titulo" => "A LUDICIDADE E A MEDIAÇÃO DA DIDÁTICA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência que ocorreu em uma oficina intitulada Ludicidade e Mediação da Didática Lúdica: Uma experiência formativa no Ensino de Ciências, apresentada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), do curso de especialização Latu sensu Ciências é 10, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ofertados para professores da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da área do ensino de Ciências da Natureza. O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de formação docente, por meio de uma oficina pedagógica sobre a ludicidade e mediação da didática lúdica, segundo perspectiva de Luckesi (2014), D’Ávila (2014, 2021). Para desenvolver esse trabalho apresentaremos a introdução contextualizando o tema, objetivos, o percurso metodológico com o contexto do curso de especialização, bem como o referencial teórico discutindo as definições da ludicidade e didática lúdica e, por fim, os resultados com os desdobramentos dos conceitos a partir das concepções dos professores participantes da oficina sobre o tema. Optamos por adotar neste trabalho uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de 2 (duas) questões norteadoras aplicadas no Google Forms durante a oficina: O que vocês compreendem sobre a ludicidade? Vocês utilizam a didática lúdica na sua prática em sala de aula? Justifique sua resposta. Percebemos que a oficina viabilizou a reflexão sobre a possibilidade de uma mediação didática lúdica em sala de aula, a partir de propostas que estimulem a criatividade e curiosidades dos alunos. Vale ressaltar que o objetivo não é esgotar as discussões sobre o tema, mas ampliar reflexões sobre a ludicidade e a didática lúdica como um fenômeno capaz de mobilizar a prática do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "64c40c8b722a5_28072023154427.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2023-07-28 15:44:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA SILVA DE JESUS RAMOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "psilvadejesus@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89263 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2503 "inscrito_id" => 12762 "titulo" => "A LUDICIDADE E A MEDIAÇÃO DA DIDÁTICA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência que ocorreu em uma oficina intitulada Ludicidade e Mediação da Didática Lúdica: Uma experiência formativa no Ensino de Ciências, apresentada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), do curso de especialização Latu sensu Ciências é 10, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ofertados para professores da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da área do ensino de Ciências da Natureza. O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de formação docente, por meio de uma oficina pedagógica sobre a ludicidade e mediação da didática lúdica, segundo perspectiva de Luckesi (2014), D’Ávila (2014, 2021). Para desenvolver esse trabalho apresentaremos a introdução contextualizando o tema, objetivos, o percurso metodológico com o contexto do curso de especialização, bem como o referencial teórico discutindo as definições da ludicidade e didática lúdica e, por fim, os resultados com os desdobramentos dos conceitos a partir das concepções dos professores participantes da oficina sobre o tema. Optamos por adotar neste trabalho uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de 2 (duas) questões norteadoras aplicadas no Google Forms durante a oficina: O que vocês compreendem sobre a ludicidade? Vocês utilizam a didática lúdica na sua prática em sala de aula? Justifique sua resposta. Percebemos que a oficina viabilizou a reflexão sobre a possibilidade de uma mediação didática lúdica em sala de aula, a partir de propostas que estimulem a criatividade e curiosidades dos alunos. Vale ressaltar que o objetivo não é esgotar as discussões sobre o tema, mas ampliar reflexões sobre a ludicidade e a didática lúdica como um fenômeno capaz de mobilizar a prática do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "64c40c8b722a5_28072023154427.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2023-07-28 15:44:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA SILVA DE JESUS RAMOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "psilvadejesus@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }