A EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89285 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2529 "inscrito_id" => 14612 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "Atividades experimentais têm sua importância reconhecida para o ensino de química pois são ferramentas eficientes para auxiliar na compreensão macroscópica de fenômenos que ocorrem microscopicamente e, no contexto da pandemia de Covid-19, em que o modelo de ensino remoto foi adotado, é essencial buscar alternativas para realização de tais atividades. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a eficácia da experimentação mediante vídeos como uma ferramenta de ensino das soluções químicas em tempos de aulas remotas. A pesquisa foi realizada com 78 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição pública de ensino localizada no município de Apodi-RN. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa teve início a partir da produção e disponibilização de vídeo contendo demonstrações de experimentos relativos às soluções químicas. Na sequência foi disponibilizado um questionário virtual para compreender as visões dos estudantes acerca da importância e das formas de utilização das atividades experimentais no ensino de química. Os dados obtidos permitiram concluir que, na visão dos estudantes, as atividades experimentais são fundamentais para o ensino da química e que, apesar do seu valor, a demonstração de experimentos através de vídeos não se configura como a melhor estratégia de ensino, pois dessa forma, o aluno participa como um mero expectador do processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14612_TB2529_30112022221536.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUCAS SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ OLIVEIRA" "autor_email" => "andrelucasso20@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89285 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2529 "inscrito_id" => 14612 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO MEDIANTE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "Atividades experimentais têm sua importância reconhecida para o ensino de química pois são ferramentas eficientes para auxiliar na compreensão macroscópica de fenômenos que ocorrem microscopicamente e, no contexto da pandemia de Covid-19, em que o modelo de ensino remoto foi adotado, é essencial buscar alternativas para realização de tais atividades. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a eficácia da experimentação mediante vídeos como uma ferramenta de ensino das soluções químicas em tempos de aulas remotas. A pesquisa foi realizada com 78 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição pública de ensino localizada no município de Apodi-RN. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa teve início a partir da produção e disponibilização de vídeo contendo demonstrações de experimentos relativos às soluções químicas. Na sequência foi disponibilizado um questionário virtual para compreender as visões dos estudantes acerca da importância e das formas de utilização das atividades experimentais no ensino de química. Os dados obtidos permitiram concluir que, na visão dos estudantes, as atividades experimentais são fundamentais para o ensino da química e que, apesar do seu valor, a demonstração de experimentos através de vídeos não se configura como a melhor estratégia de ensino, pois dessa forma, o aluno participa como um mero expectador do processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14612_TB2529_30112022221536.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUCAS SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ OLIVEIRA" "autor_email" => "andrelucasso20@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }