A escola tem um papel social muito importante na área formativa de qualquer educando, é na escola que essa função socializadora dos conhecimentos científicos acontece, produção essa, nas diferentes áreas – a disciplina de Matemática contempla parte significativa desse arcabouço de saberes. Entretanto, a necessidade de uma ressignificação nos processos de ensinar e aprender Matemática se tornam evidentes porque saem de moldes antigos. Todavia, no cenário educacional atual, necessita-se de ferramentas pedagógicas para auxiliar e facilitar na construção abstrata do pensar matematicamente. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma proposta de ensino no contexto do uso de recursos didáticos e a fotografia como ferramentas potencializadoras no ensino e aprendizagem da Matemática de maneira interdisciplinar. A pesquisa será desenvolvida, e também aplicada numa turma do 6º ano do ensino Fundamental de uma escola Municipal localizada no Município de Areia-PB. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Quanto ao levantamento de dados, trata-se de uma pesquisa de campo. utilizamos como base teórica os estudos de Lorenzato (2006), Passos (2006), Rêgo; Rêgo, (2006), entre outros. E como metodologia realizaremos algumas observações e anotações do diário de bordo.