A CIÊNCIA ATRAVÉS DA POESIA: CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89976 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3351 "inscrito_id" => 10791 "titulo" => "A CIÊNCIA ATRAVÉS DA POESIA: CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A percepção do meio ambiente e a busca por soluções que visem a sustentabilidade apresentam singularidades, onde cada indivíduo pode expressar de forma diferente e através de instrumentos distintos questões relacionadas a problemas e soluções ambientais, como imagens, artefatos físicos ou palavras, sendo a questão ambiental representada através da poesia o foco deste trabalho. Neste contexto desenvolveu-se uma proposta com o intuito de aliar a arte as questões ambientais, buscando desenvolver nos estudantes uma visão crítica a respeito do meio ambiente, seus aspectos e impactos e sua relação com o desenvolvimento sustentável, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas públicas do município de Marechal Deodoro – AL. Desta forma, a ideia de retratar o meio ambiente através da poesia foi incorporada a uma das modalidades do Projeto Feira de Ciências Ambientais, realizada com recurso do CNPq e da Proex-IFAL, sendo a poesia uma das modalidades apresentadas na Feira de Ciências. As poesias enviadas pelos estudantes foram avaliadas em duas etapas, a primeira eliminatória e a segunda classificatória. As doze poesias finalistas na etapa classificatória foram apresentadas na Feira de Ciências Ambientais. Como resultado, observou-se poemas que retrataram em parte as riquezas da fauna e da flora das comunidades onde estes estão inseridos, e poemas que relataram a degradação de suas comunidades, através de um sensu crítico e possíveis soluções para tal degradação. A modalidade poesia foi uma das mais visitadas na Feira de Ciências, onde expositores e comunidade puderam refletir sobre a necessidade de preservação e reconstrução da realidade descrita nos poemas, que ora enalteceram da natureza e ora descreveram a degradação do entorno da região e suas possíveis forma de reparação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID10791_TB3351_01122022131539.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA FIORI" "autor_email" => "ana.fiori@ifal.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89976 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3351 "inscrito_id" => 10791 "titulo" => "A CIÊNCIA ATRAVÉS DA POESIA: CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "A percepção do meio ambiente e a busca por soluções que visem a sustentabilidade apresentam singularidades, onde cada indivíduo pode expressar de forma diferente e através de instrumentos distintos questões relacionadas a problemas e soluções ambientais, como imagens, artefatos físicos ou palavras, sendo a questão ambiental representada através da poesia o foco deste trabalho. Neste contexto desenvolveu-se uma proposta com o intuito de aliar a arte as questões ambientais, buscando desenvolver nos estudantes uma visão crítica a respeito do meio ambiente, seus aspectos e impactos e sua relação com o desenvolvimento sustentável, tendo como público-alvo os estudantes do ensino médio das escolas públicas do município de Marechal Deodoro – AL. Desta forma, a ideia de retratar o meio ambiente através da poesia foi incorporada a uma das modalidades do Projeto Feira de Ciências Ambientais, realizada com recurso do CNPq e da Proex-IFAL, sendo a poesia uma das modalidades apresentadas na Feira de Ciências. As poesias enviadas pelos estudantes foram avaliadas em duas etapas, a primeira eliminatória e a segunda classificatória. As doze poesias finalistas na etapa classificatória foram apresentadas na Feira de Ciências Ambientais. Como resultado, observou-se poemas que retrataram em parte as riquezas da fauna e da flora das comunidades onde estes estão inseridos, e poemas que relataram a degradação de suas comunidades, através de um sensu crítico e possíveis soluções para tal degradação. A modalidade poesia foi uma das mais visitadas na Feira de Ciências, onde expositores e comunidade puderam refletir sobre a necessidade de preservação e reconstrução da realidade descrita nos poemas, que ora enalteceram da natureza e ora descreveram a degradação do entorno da região e suas possíveis forma de reparação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID10791_TB3351_01122022131539.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA FIORI" "autor_email" => "ana.fiori@ifal.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }