ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DA LITERATURA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90726 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4463 "inscrito_id" => 17091 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "O psicólogo escolar apresenta o papel relacionado à investigação e compreensão sobre o desenvolvimento das crianças diante de variáveis no contexto da escola. Nesse sentido, pode ser relevante para a mediação entre a instituição escolar e a família, bem como nas dificuldades e riscos para o desenvolvimento infantil. O objetivo desse estudo foi apresentar um breve levantamento de artigos sobre a atuação do psicólogo escolar na educação infantil, com a finalidade de promover uma reflexão acerca do seu papel, levando em consideração os aspectos envolvidos nessa etapa de escolarização. Para tanto, foi realizado o procedimento de revisão bibliográfica da literatura, nas bases de dados Pepsic, Scielo e LILACS, com os seguintes descritores: “Psicólogo escolar”, “Intervenção” e “Educação Infantil”. A busca encontrou 23 artigos, mas apenas três estavam de acordo com os critérios de elegibilidade estabelecidos. Os resultados mostraram que a atuação dos psicólogos escolares na educação infantil é mais voltada a atendimentos individualizados às crianças e seus pais, escuta profissional da equipe pedagógica e orientação de professores. Além disso, os estudos também apontaram sobre a importância de construir dialeticamente a identidade do grupo, buscando levar em consideração a singularidade e promover a autonomia das crianças. Portanto, as intervenções descritas revelaram algumas possibilidades de ação do psicólogo escolar na educação infantil, podendo-se constatar a importância desse profissional no desenvolvimento das atividades nesse contexto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17091_TB4463_29112022220842.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA" "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90726 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4463 "inscrito_id" => 17091 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "O psicólogo escolar apresenta o papel relacionado à investigação e compreensão sobre o desenvolvimento das crianças diante de variáveis no contexto da escola. Nesse sentido, pode ser relevante para a mediação entre a instituição escolar e a família, bem como nas dificuldades e riscos para o desenvolvimento infantil. O objetivo desse estudo foi apresentar um breve levantamento de artigos sobre a atuação do psicólogo escolar na educação infantil, com a finalidade de promover uma reflexão acerca do seu papel, levando em consideração os aspectos envolvidos nessa etapa de escolarização. Para tanto, foi realizado o procedimento de revisão bibliográfica da literatura, nas bases de dados Pepsic, Scielo e LILACS, com os seguintes descritores: “Psicólogo escolar”, “Intervenção” e “Educação Infantil”. A busca encontrou 23 artigos, mas apenas três estavam de acordo com os critérios de elegibilidade estabelecidos. Os resultados mostraram que a atuação dos psicólogos escolares na educação infantil é mais voltada a atendimentos individualizados às crianças e seus pais, escuta profissional da equipe pedagógica e orientação de professores. Além disso, os estudos também apontaram sobre a importância de construir dialeticamente a identidade do grupo, buscando levar em consideração a singularidade e promover a autonomia das crianças. Portanto, as intervenções descritas revelaram algumas possibilidades de ação do psicólogo escolar na educação infantil, podendo-se constatar a importância desse profissional no desenvolvimento das atividades nesse contexto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17091_TB4463_29112022220842.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA" "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }