Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOVIMENTOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os últimos anos foram desafiadores à Educação. Para muito além das questões históricas que nos desafiam na educação brasileira enfrentamos uma pandemia mundial que colocou à prova práticas de há muito desalinhadas, em qualquer que seja o nível de ensino, às demandas formativas da atualidade. Da alfabetização em nossas escolas à formação superior, das primeiras fases do processo formativo às modalidades mais avançadas, não houve fase, etapa ou nível de ensino que tenha sido poupado da avalanche das demandas formativas em novos contextos. A Pedagogia, neste cenário, foi uma das áreas do conhecimento mais atingidas. Seja na formação inicial ou continuada o horizonte pedagógico passou por severas intempéries. Do cotidiano da formação de professores, traduzido por atividades teórico-práticas remotas ou estágios supervisionados sem a presença do alunado, à formação continuada em nossas instituições educativas foi a formação de professores uma das atividades formativas que enfrentou seus maiores impasses. Neste contexto as instituições de ensino buscam alternativas para retomar as suas atividades a partir de um cenário absolutamente desafiador. Encontram-se entre as estratégias adotadas iniciativas ou programas institucionais de inovação pedagógica que tem por objetivo repensar a lógica das práticas didático-pedagógicas consagradas na grande maioria de nossas propostas acadêmico-escolares. Nosso trabalho traz o relato de experiência de um grupo composto por professores do ensino superior e da educação básica além de acadêmicos graduandos em Pedagogia que implantaram programa de inovação pedagógica, no ano de 2021 e atualmente em sua segunda edição, com o propósito de repensar o cotidiano da graduação a partir de estratégias que privilegiam o protagonismo dos acadêmicos em seu processo de aprendizagem enaltecendo a sua autonomia formativa e orientados pelo coletivo docente.

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