O QUANTO DE VIDA UM EVENTO TRAUMÁTICO PODE RETIRAR DE UM ALUNO SOBREVIVENTE? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89289 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2538 "inscrito_id" => 15022 "titulo" => "O QUANTO DE VIDA UM EVENTO TRAUMÁTICO PODE RETIRAR DE UM ALUNO SOBREVIVENTE? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "Vivenciar uma situação traumática deixa vestígios de ordem psicofisiológica, o corpo memoriza e recorda com uma carga intensa que pode conduzir o sujeito a um modo de existir baseado no trauma. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) envolve ansiedade física e/ou emocional após situação que sobrecarrega o organismo levando-o a flashbacks e a evitação simbólica/concreta de coisas que se assemelham ao ocorrido. No dia 11 de março de 2022 em uma sexta-feira aparentemente comum, os estudantes de uma escola da zona rural da rede pública de Riacho das Almas-PE sofreram um acidente envolvendo o transporte escolar, sendo 29 pessoas ao todo, alunos entre 11 e 15 anos e o motorista, deixando 4 crianças como vítimas fatais. OBJETIVO: Descrever a experiência da psicologia escolar na intervenção com os alunos sobreviventes ao acidente. MÉTODO: O presente trabalho discorrerá sobre a experiência das intervenções individuais com base na análise bioenergética, desenvolvimento de recursos de enfrentamento do medo e vínculo terapêutico. Diante da extrema vulnerabilidade emocional após o evento traumático, as crianças envolvidas no acidente não conseguiam retornar para a comunidade escolar, sendo necessário que a prestação de serviço da psicologia saísse dos entre muros da escola e fosse onde a população assistida morava. Os atendimentos individuais aconteciam 2 vezes na semana em consonância com os grupos terapêuticos. RESULTADOS: Observou-se ao longo da atuação a necessidade de uma psicoeducação sobre o medo, TEPT e a imprevisibilidade da inconstância da vida. O processo de autoconhecimento dos alunos que passaram pelo acidente permitiu reconhecer as fragilidades emocionais que impediam os mesmos de entrarem novamente em veículos, fez-se importante a atualização dos recursos que eles possuem para lidar com o medo e ansiedade por meio de exercícios de respiração e contato com o aqui-agora, elaborando estratégias para retornar a vida de modo presente e com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15022_TB2538_06082022131012.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLINE AYALLE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KALLINE AYALLE" "autor_email" => "kalinne1927@icloud.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA (UNIFAVIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89289 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2538 "inscrito_id" => 15022 "titulo" => "O QUANTO DE VIDA UM EVENTO TRAUMÁTICO PODE RETIRAR DE UM ALUNO SOBREVIVENTE? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "Vivenciar uma situação traumática deixa vestígios de ordem psicofisiológica, o corpo memoriza e recorda com uma carga intensa que pode conduzir o sujeito a um modo de existir baseado no trauma. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) envolve ansiedade física e/ou emocional após situação que sobrecarrega o organismo levando-o a flashbacks e a evitação simbólica/concreta de coisas que se assemelham ao ocorrido. No dia 11 de março de 2022 em uma sexta-feira aparentemente comum, os estudantes de uma escola da zona rural da rede pública de Riacho das Almas-PE sofreram um acidente envolvendo o transporte escolar, sendo 29 pessoas ao todo, alunos entre 11 e 15 anos e o motorista, deixando 4 crianças como vítimas fatais. OBJETIVO: Descrever a experiência da psicologia escolar na intervenção com os alunos sobreviventes ao acidente. MÉTODO: O presente trabalho discorrerá sobre a experiência das intervenções individuais com base na análise bioenergética, desenvolvimento de recursos de enfrentamento do medo e vínculo terapêutico. Diante da extrema vulnerabilidade emocional após o evento traumático, as crianças envolvidas no acidente não conseguiam retornar para a comunidade escolar, sendo necessário que a prestação de serviço da psicologia saísse dos entre muros da escola e fosse onde a população assistida morava. Os atendimentos individuais aconteciam 2 vezes na semana em consonância com os grupos terapêuticos. RESULTADOS: Observou-se ao longo da atuação a necessidade de uma psicoeducação sobre o medo, TEPT e a imprevisibilidade da inconstância da vida. O processo de autoconhecimento dos alunos que passaram pelo acidente permitiu reconhecer as fragilidades emocionais que impediam os mesmos de entrarem novamente em veículos, fez-se importante a atualização dos recursos que eles possuem para lidar com o medo e ansiedade por meio de exercícios de respiração e contato com o aqui-agora, elaborando estratégias para retornar a vida de modo presente e com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15022_TB2538_06082022131012.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLINE AYALLE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KALLINE AYALLE" "autor_email" => "kalinne1927@icloud.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA (UNIFAVIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }