O BRINCAR NA INFÂNCIA: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89299 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2550 "inscrito_id" => 15042 "titulo" => "O BRINCAR NA INFÂNCIA: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Essa temática partiu de uma problematização que inquieta pesquisadores, porque a criança é capaz de tornar objetos inanimados em coisas extraordinárias, atribuindo a esses objetos qualidades de seres vivos, tornando-os, a partir do faz-de-contas, em crianças que viajam no mundo da fantasia e desenvolvem a imaginação. Daí a necessidade de perguntar como as escolas estão despertando o interesse das crianças pelo brincar por meio da fantasia, considerando a importância do professor nesse processo pedagógico. O ato de brincar é fundamental na vida da criança, não apenas como forma de diversão, mas também como um processo de aprendizagem. Olhando dessa forma, o presente trabalho buscou resgatar esse momento lúdico na vida das crianças como fonte de ensino e aprendizagem para desenvolver seu lado social com interação com outras crianças e melhorando assim sua vida no espaço de convivência. Para tal estudo, traçou-se alguns objetivos, sendo o objetivo geral: analisar as contribuições de literatura publicada quanto ao brincar na infância no ambiente escolar; e objetivos específicos: 1) identificar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, 2) descrever as brincadeiras que despertam a imaginação da criança no ambiente escolar, e 3) investigar quais práticas pedagógicas focadas na literatura publicada estão relacionados ao brincar no ambiente escolar. O percurso metodológico para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para análise e discussão utilizou-se a categorização das fontes. O estudo teve sustentação nos autores MELO (2010), KISHIMOTO (2010), HUIZINGA(2007), OLIVEIRA (2000), GIL (2000), MINAYO (2014), além das referências das fontes analisadas. Em síntese, ressalta-se que os objetivos do estudo foram atingidos, ressaltando-se a importância e necessidade de executar uma prática pedagógica pautada na interdisciplinaridade, saberes fundamentais para um professor desenvolver atividades lúdicas na Educação Infantil voltadas para a imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15042_TB2550_30112022224348.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEIDE FEITOSA ESCORCIO" "autor_nome_curto" => "EDILEIDE FEITOS" "autor_email" => "edyleidephb@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89299 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2550 "inscrito_id" => 15042 "titulo" => "O BRINCAR NA INFÂNCIA: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Essa temática partiu de uma problematização que inquieta pesquisadores, porque a criança é capaz de tornar objetos inanimados em coisas extraordinárias, atribuindo a esses objetos qualidades de seres vivos, tornando-os, a partir do faz-de-contas, em crianças que viajam no mundo da fantasia e desenvolvem a imaginação. Daí a necessidade de perguntar como as escolas estão despertando o interesse das crianças pelo brincar por meio da fantasia, considerando a importância do professor nesse processo pedagógico. O ato de brincar é fundamental na vida da criança, não apenas como forma de diversão, mas também como um processo de aprendizagem. Olhando dessa forma, o presente trabalho buscou resgatar esse momento lúdico na vida das crianças como fonte de ensino e aprendizagem para desenvolver seu lado social com interação com outras crianças e melhorando assim sua vida no espaço de convivência. Para tal estudo, traçou-se alguns objetivos, sendo o objetivo geral: analisar as contribuições de literatura publicada quanto ao brincar na infância no ambiente escolar; e objetivos específicos: 1) identificar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, 2) descrever as brincadeiras que despertam a imaginação da criança no ambiente escolar, e 3) investigar quais práticas pedagógicas focadas na literatura publicada estão relacionados ao brincar no ambiente escolar. O percurso metodológico para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para análise e discussão utilizou-se a categorização das fontes. O estudo teve sustentação nos autores MELO (2010), KISHIMOTO (2010), HUIZINGA(2007), OLIVEIRA (2000), GIL (2000), MINAYO (2014), além das referências das fontes analisadas. Em síntese, ressalta-se que os objetivos do estudo foram atingidos, ressaltando-se a importância e necessidade de executar uma prática pedagógica pautada na interdisciplinaridade, saberes fundamentais para um professor desenvolver atividades lúdicas na Educação Infantil voltadas para a imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15042_TB2550_30112022224348.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEIDE FEITOSA ESCORCIO" "autor_nome_curto" => "EDILEIDE FEITOS" "autor_email" => "edyleidephb@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }