O presente artigo se propõe a pensar sobre o que são publicações e livros de artista, discutindo sobre seus formatos e maneiras de apresentação, e suas significâncias para o espaço da arte educação. No intuito de criar desdobramentos na pesquisa acadêmica intitulada “Publicações de Artista e Livros Objetos: a presença do livro de artista na arte contemporânea”, vinculada ao Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau – URCA/ Crato, este texto aborda as possibilidades da práxis dos sujeitos da arte educação ao trazer duas publicações de artistas, no intuito de proporcionar novas experiências por meio de oficinas para jovens: a publicação “Histórias do Não Ver”, de Cao Guimarães, trata sobre caminhadas às cegas, encontros e registros de trajetos baseados em confiança na figura do outro; e o livro-postal “A natureza mora ao lado: visita ao jardim canadá”, de Fernanda Regaldo e Roberto Andrés, em formato de cartões-postais, subdividido em capítulos com relações estéticas nos espaços da vizinhança – fotografias de tijolos e blocos cerâmicos agrupados em um capítulo, imagens de plantas em outro, fumaças em outro. Investiga-se as contribuições para a construção do exercício do olhar poético do artista/professor/pesquisador por meio de ambas as publicações e suas reverberações para as práticas dos participantes da oficina, por meio de ações, registros e caminhadas que possibilitem a criação de cadernos de artista com os resultados desses encontros.