A PRÁXIS DA ARTE EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DE ARTISTA: FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO OLHAR POÉTICO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90527 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4190 "inscrito_id" => 17080 "titulo" => "A PRÁXIS DA ARTE EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DE ARTISTA: FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO OLHAR POÉTICO." "resumo" => "O presente artigo se propõe a pensar sobre o que são publicações e livros de artista, discutindo sobre seus formatos e maneiras de apresentação, e suas significâncias para o espaço da arte educação. No intuito de criar desdobramentos na pesquisa acadêmica intitulada “Publicações de Artista e Livros Objetos: a presença do livro de artista na arte contemporânea”, vinculada ao Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau – URCA/ Crato, este texto aborda as possibilidades da práxis dos sujeitos da arte educação ao trazer duas publicações de artistas, no intuito de proporcionar novas experiências por meio de oficinas para jovens: a publicação “Histórias do Não Ver”, de Cao Guimarães, trata sobre caminhadas às cegas, encontros e registros de trajetos baseados em confiança na figura do outro; e o livro-postal “A natureza mora ao lado: visita ao jardim canadá”, de Fernanda Regaldo e Roberto Andrés, em formato de cartões-postais, subdividido em capítulos com relações estéticas nos espaços da vizinhança – fotografias de tijolos e blocos cerâmicos agrupados em um capítulo, imagens de plantas em outro, fumaças em outro. Investiga-se as contribuições para a construção do exercício do olhar poético do artista/professor/pesquisador por meio de ambas as publicações e suas reverberações para as práticas dos participantes da oficina, por meio de ações, registros e caminhadas que possibilitem a criação de cadernos de artista com os resultados desses encontros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17080_TB4190_07092022212319.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLE AMARO A. ROBERTO" "autor_nome_curto" => "MIKAELLE" "autor_email" => "mikaelleamaro900@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90527 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4190 "inscrito_id" => 17080 "titulo" => "A PRÁXIS DA ARTE EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DE ARTISTA: FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO OLHAR POÉTICO." "resumo" => "O presente artigo se propõe a pensar sobre o que são publicações e livros de artista, discutindo sobre seus formatos e maneiras de apresentação, e suas significâncias para o espaço da arte educação. No intuito de criar desdobramentos na pesquisa acadêmica intitulada “Publicações de Artista e Livros Objetos: a presença do livro de artista na arte contemporânea”, vinculada ao Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau – URCA/ Crato, este texto aborda as possibilidades da práxis dos sujeitos da arte educação ao trazer duas publicações de artistas, no intuito de proporcionar novas experiências por meio de oficinas para jovens: a publicação “Histórias do Não Ver”, de Cao Guimarães, trata sobre caminhadas às cegas, encontros e registros de trajetos baseados em confiança na figura do outro; e o livro-postal “A natureza mora ao lado: visita ao jardim canadá”, de Fernanda Regaldo e Roberto Andrés, em formato de cartões-postais, subdividido em capítulos com relações estéticas nos espaços da vizinhança – fotografias de tijolos e blocos cerâmicos agrupados em um capítulo, imagens de plantas em outro, fumaças em outro. Investiga-se as contribuições para a construção do exercício do olhar poético do artista/professor/pesquisador por meio de ambas as publicações e suas reverberações para as práticas dos participantes da oficina, por meio de ações, registros e caminhadas que possibilitem a criação de cadernos de artista com os resultados desses encontros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17080_TB4190_07092022212319.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLE AMARO A. ROBERTO" "autor_nome_curto" => "MIKAELLE" "autor_email" => "mikaelleamaro900@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }