MENTES DISTRAÍDAS EM UMA CULTURA LETRADA: DINÂMICA DE UTILIZAÇÃO DAS TDICS PELOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8936 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1322 "titulo" => "MENTES DISTRAÍDAS EM UMA CULTURA LETRADA: DINÂMICA DE UTILIZAÇÃO DAS TDICS PELOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Analisa-se a dinâmica de utilização das TDICS (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) pelos jovens estudantes do ensino médio inseridos no ambiente educacional da era digital. Tempo de uso diário dos aparelhos digitais, tempo de leitura de livros/textos digitais ou não e formas de aprendizado/estudo na escola e em casa, foram algumas das dimensões ponderadas em uma pesquisa de campo realizada no ano de 2014 e seus resultados emergem da combinação de dados construídos a partir da observação direta e da aplicação de questionários. Assim, o presente estudo desenvolve-se a partir da seguinte questão norteadora: como os estudantes do ensino médio, imersos nas Novas Tecnologias Digitais, interagem com um ambiente escolar permeada pela cultura do letramento? Dessa forma, ressalta-se que a escola, como tecnologia de época, dispõe de dispositivos pedagógicos antagônicos com a realidade dos jovens estudantes do século XXI (SIBILIA, 2012). Conclui-se, então, que há uma discrepância no ambiente escolar no uso das TDICS: uma escola caracterizada pelo letramento “tradicional” e um público de jovens estudantes imersos em um mundo virtual marcado, sobretudo, pela diversão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "AMBIENTE ESCOLAR, CULTURA LETRADA, TDICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_16_59_57_idinscrito_1322_1dee89a72ed5146c3e19fa53d10d5660.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGARD LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO" "autor_nome_curto" => "EDGARD LEITÃO" "autor_email" => "edgard.leitao@bol.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8936 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1322 "titulo" => "MENTES DISTRAÍDAS EM UMA CULTURA LETRADA: DINÂMICA DE UTILIZAÇÃO DAS TDICS PELOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Analisa-se a dinâmica de utilização das TDICS (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) pelos jovens estudantes do ensino médio inseridos no ambiente educacional da era digital. Tempo de uso diário dos aparelhos digitais, tempo de leitura de livros/textos digitais ou não e formas de aprendizado/estudo na escola e em casa, foram algumas das dimensões ponderadas em uma pesquisa de campo realizada no ano de 2014 e seus resultados emergem da combinação de dados construídos a partir da observação direta e da aplicação de questionários. Assim, o presente estudo desenvolve-se a partir da seguinte questão norteadora: como os estudantes do ensino médio, imersos nas Novas Tecnologias Digitais, interagem com um ambiente escolar permeada pela cultura do letramento? Dessa forma, ressalta-se que a escola, como tecnologia de época, dispõe de dispositivos pedagógicos antagônicos com a realidade dos jovens estudantes do século XXI (SIBILIA, 2012). Conclui-se, então, que há uma discrepância no ambiente escolar no uso das TDICS: uma escola caracterizada pelo letramento “tradicional” e um público de jovens estudantes imersos em um mundo virtual marcado, sobretudo, pela diversão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "AMBIENTE ESCOLAR, CULTURA LETRADA, TDICS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_16_59_57_idinscrito_1322_1dee89a72ed5146c3e19fa53d10d5660.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGARD LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO" "autor_nome_curto" => "EDGARD LEITÃO" "autor_email" => "edgard.leitao@bol.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }