UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9303 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2092 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "Ao longo do processo histórico da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de biologia, mais também nas demais disciplinas da grade curricular. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é parte de um subprojeto do PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), resultante das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL), situada no município de Bom Jesus - PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências e biologia. Desta forma, este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, palavras cruzadas e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos educandos. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem, a autonomia e entre outros que proporcionaram suporte relevante ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_04_49_idinscrito_5381_9171ee2ed883df34e124c4ec40e20939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ CONCEIÇÃO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "NENZINHA" "autor_email" => "mjcdelima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9303 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2092 "inscrito_id" => 5381 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "Ao longo do processo histórico da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de biologia, mais também nas demais disciplinas da grade curricular. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é parte de um subprojeto do PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), resultante das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL), situada no município de Bom Jesus - PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências e biologia. Desta forma, este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, palavras cruzadas e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos educandos. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem, a autonomia e entre outros que proporcionaram suporte relevante ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_04_49_idinscrito_5381_9171ee2ed883df34e124c4ec40e20939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ CONCEIÇÃO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "NENZINHA" "autor_email" => "mjcdelima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }