Este artigo visa analisar as experiências de implementação da Lei 10.639/03 na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura, localizada na comunidade Conga, zona rural do Município de Santo Estevão, em conexão com o projeto de leitura “Muitas infâncias em uma cidade centenária” alinhado com a prática pedagógica e a percepção da construção indenitária à luz das discussões teóricas na perspectiva de uma educação antirracista. Uma das práticas pedagógicas mais comuns nas Instituições da Rede Municipal de Ensino de Santo Estevão é a execução de Projetos Institucionais de Leitura, com dinâmicas diferenciadas e práticas inovadoras. Em comemoração ao aniversário de cem anos de emancipação política da cidade, a Secretaria de Educação propôs para as escolas da Rede Municipal de Ensino no ano de 2021 o Projeto Institucional de Leitura “A Palavra nas Redes - Literatura e identidade nos cem anos dessa terra”. Nesse sentido, o projeto da creche foi um recorte do Projeto institucional municipal, que girou em torno da temática “Santo Estevão: a mão que planta é a mão que escreve e constrói a história da cidade centenária”. Ao refletir a temática e as práticas pedagógicas em uma perspectiva antirracista, referências teóricas como GOMES (2011); (2013), CAVALLEIRO (2007), MUNANGA (1999) e a própria LEI 10.639/2003 embasam as discussões. Por fim, com o projeto de leitura foi possível mostrar às crianças a história do município e das pessoas que construíram a identidade dessa terra que cem anos comemora, proporcionando o resgate e a valorização histórica e cultural através do resgate das memórias das crianças e infâncias que fizeram e fazem parte da história da cidade.