Este escrito intitulado “DIÁLOGOS E DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL” busca elucidar diálogos e discussões acerca dos desafios que é educar numa região tão complexa e diversa como a Amazônia, neste caso, se enfatiza a brasileira que é a realidade, levando em conta sua área territorial geográfica e sua riqueza em biodiversidade, cultural e étnico-racial. Para isso, fez-se necessário uma pesquisa de cunho bibliográfica onde o autor pudesse desenvolver o corpus da pesquisa trazendo fatos históricos, discutindo temas como a Privatização da Educação; Planos Nacionais de Educação, tal como, o Sistema Nacional de Educação. O referido artigo também busca envolver teses e dissertações que apresentam discussões voltadas a educação dos povos que habitam a região amazônica e suas peculiaridades, em especial as políticas da educação especial direcionadas para as crianças e adolescentes com deficiência, transtorno ou altas habilidades/superdotação. Assim, é possível compreender que educar na Amazônia é saber lidar com todos os problemas da educação pública, mas também viver num espaço que é tão rico em biodiversidade, mas ao mesmo tempo tão pobre na efetivação de políticas educacionais pensadas e desenvolvidas pelos povos da Amazônia e não por regiões distantes que não conhecem e nem respeitam as particularidades regionais, tão pouco seus povos.