POÉTICAS SENSÍVEIS DE VOZES E CORPOS: O CICLO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MUSICORPORAL EM JOVENS NO CONTEXTO ESCOLAR.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89437 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2720 "inscrito_id" => 15247 "titulo" => "POÉTICAS SENSÍVEIS DE VOZES E CORPOS: O CICLO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MUSICORPORAL EM JOVENS NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "Este trabalho se trata de recorte de nossa pesquisa de doutorado e objetiva apresentar o ciclo de sensibilização como um dos quatro ciclos pedagógicos para o ensino de Artes na educação básica, cujos procedimentos metodológicos se amparam em nossas práticas de voz e corpo desenvolvidas desde o ano de 2009 até a atualidade, em três instituições públicas distintas, envolvendo egressos do grupo “Voz/Corpo do Egresso (VoCE) na Escola”. Para isso, temos o aporte teórico na tríade: a) pedagogia teatral de voz e corpo (GAYOTTO, 2002; PUPO, 2004; KOUDELA, 2006; ZUMTHOR, 2007; BURNIER, 2009; JAPIASSU, 2001); b) pedagogia musical na cena (MALETTA, 2016; SCHAFER, 2019; CAZNOK, 2008) e c) pedagogia crítica (FREIRE, 2013; DEWEY, 2008, MAKARENKO, 2005). A pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), junto ao cruzamento da etnografia (ANDRÉ, 1995) com a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), estruturam a natureza metodológica da pesquisa, que utiliza documentos, rodas de conversa, entrevistas e foto-filmagens para analisar a memória coletiva (HALBWACHS, 2013) dos egressos, descrevendo como podemos tornar o processo de preparação dos alunos, à inserção de poéticas cênicas, um fenômeno consciente e progressivo. A pesquisa sistematizou dez jogos teatrais que enfatizam o mergulho no corpo e voz individual e coletivo, a quebra de paradigmas vocais e corporais (gênero, sexismo), o medo do toque, os movimentos de resistência e de conformidade com o espaço, adequação vocal ao espaço, iniciamos o entendimento do espaço cênico, as propostas de atuação com o corpo parado, com o corpo em movimento e com a combinação entre voz e corpo. O ciclo de Sensibilização significa a reflexão sobre voz e corpo relacional no espaço escolar, e suscitou a necessidade de o docente conhecer os imbricamentos dos corpos e vozes de alunos, para sensibilizar paulatinamente a identidade discente e construir uma ação autônoma pautada numa prática teatral encadeada pelos sujeitos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15247_TB2720_09082022134856.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO AUGUSTO E SILVA MIRANDA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LEANDRO MIRANDA" "autor_email" => "leandro.miranda@ifrn.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89437 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2720 "inscrito_id" => 15247 "titulo" => "POÉTICAS SENSÍVEIS DE VOZES E CORPOS: O CICLO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MUSICORPORAL EM JOVENS NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "Este trabalho se trata de recorte de nossa pesquisa de doutorado e objetiva apresentar o ciclo de sensibilização como um dos quatro ciclos pedagógicos para o ensino de Artes na educação básica, cujos procedimentos metodológicos se amparam em nossas práticas de voz e corpo desenvolvidas desde o ano de 2009 até a atualidade, em três instituições públicas distintas, envolvendo egressos do grupo “Voz/Corpo do Egresso (VoCE) na Escola”. Para isso, temos o aporte teórico na tríade: a) pedagogia teatral de voz e corpo (GAYOTTO, 2002; PUPO, 2004; KOUDELA, 2006; ZUMTHOR, 2007; BURNIER, 2009; JAPIASSU, 2001); b) pedagogia musical na cena (MALETTA, 2016; SCHAFER, 2019; CAZNOK, 2008) e c) pedagogia crítica (FREIRE, 2013; DEWEY, 2008, MAKARENKO, 2005). A pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), junto ao cruzamento da etnografia (ANDRÉ, 1995) com a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), estruturam a natureza metodológica da pesquisa, que utiliza documentos, rodas de conversa, entrevistas e foto-filmagens para analisar a memória coletiva (HALBWACHS, 2013) dos egressos, descrevendo como podemos tornar o processo de preparação dos alunos, à inserção de poéticas cênicas, um fenômeno consciente e progressivo. A pesquisa sistematizou dez jogos teatrais que enfatizam o mergulho no corpo e voz individual e coletivo, a quebra de paradigmas vocais e corporais (gênero, sexismo), o medo do toque, os movimentos de resistência e de conformidade com o espaço, adequação vocal ao espaço, iniciamos o entendimento do espaço cênico, as propostas de atuação com o corpo parado, com o corpo em movimento e com a combinação entre voz e corpo. O ciclo de Sensibilização significa a reflexão sobre voz e corpo relacional no espaço escolar, e suscitou a necessidade de o docente conhecer os imbricamentos dos corpos e vozes de alunos, para sensibilizar paulatinamente a identidade discente e construir uma ação autônoma pautada numa prática teatral encadeada pelos sujeitos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15247_TB2720_09082022134856.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO AUGUSTO E SILVA MIRANDA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LEANDRO MIRANDA" "autor_email" => "leandro.miranda@ifrn.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }