MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS: DA COMPREENSÃO DO CONCEITO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90410 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4038 "inscrito_id" => 7233 "titulo" => "MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS: DA COMPREENSÃO DO CONCEITO À PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Nos diferentes tempos e espaços do cotidiano escolar, os materiais educacionais digitais, apresentam-se como uma possibilidade para ampliar e potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar as concepções que fundamentam o emprego de materiais educacionais digitais e como a utilização destes materiais pode contribuir para redimencionar a prática docente, permitindo que o professor, a partir da realidade em que está inserido, experimente novas linguagens, amplie seu repertório de recursos, qualifique os instrumentos de avaliação e adote metodologias, na perspectiva da construção coletiva do conhecimento. Para a realização deste estudo, no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB), um curso de formação inicial e continuada (FIC) foi ofertado para professores da educação básica e superior. Com o emprego de uma variedade de materiais educacionais digitais, a formação foi fundamentada nos princípios da educação a distância (EAD) e das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem No decorrer do percurso formativo, as trilhas de aprendizagem propostas pela mediadora, contribuíram para que os cursistas, mediante a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais, conhecessem e produzissem materiais educacionais digitais, a partir de quatro eixos: texto, vídeo, imagem e áudio. A síntese, é que houve indicativos de que o curso de formação continuada, além de funcionar como uma espécie de disparador de ações para o enriquecimento da prática pedagógica dos professores, contribuiu também para o letramento digital dos cursistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7233_TB4038_05122022235941.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALMA CARLA CARNEIRO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "PALMA CASTRO" "autor_email" => "palmacarlacastro@gmail.co" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90410 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4038 "inscrito_id" => 7233 "titulo" => "MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS: DA COMPREENSÃO DO CONCEITO À PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Nos diferentes tempos e espaços do cotidiano escolar, os materiais educacionais digitais, apresentam-se como uma possibilidade para ampliar e potencializar o processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar as concepções que fundamentam o emprego de materiais educacionais digitais e como a utilização destes materiais pode contribuir para redimencionar a prática docente, permitindo que o professor, a partir da realidade em que está inserido, experimente novas linguagens, amplie seu repertório de recursos, qualifique os instrumentos de avaliação e adote metodologias, na perspectiva da construção coletiva do conhecimento. Para a realização deste estudo, no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB), um curso de formação inicial e continuada (FIC) foi ofertado para professores da educação básica e superior. Com o emprego de uma variedade de materiais educacionais digitais, a formação foi fundamentada nos princípios da educação a distância (EAD) e das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem No decorrer do percurso formativo, as trilhas de aprendizagem propostas pela mediadora, contribuíram para que os cursistas, mediante a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais, conhecessem e produzissem materiais educacionais digitais, a partir de quatro eixos: texto, vídeo, imagem e áudio. A síntese, é que houve indicativos de que o curso de formação continuada, além de funcionar como uma espécie de disparador de ações para o enriquecimento da prática pedagógica dos professores, contribuiu também para o letramento digital dos cursistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7233_TB4038_05122022235941.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALMA CARLA CARNEIRO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "PALMA CASTRO" "autor_email" => "palmacarlacastro@gmail.co" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }