A MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP JOÃO XXIII
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89448 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 14489 "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP JOÃO XXIII" "resumo" => "O artigo que apresentamos neste VIII Congresso Nacional de Educação está intitulado de “A Matemática e os recursos pedagógicos manipuláveis no 1º ano do Ensino Fundamental no CAp. João XXIII - UFJF”. O presente artigo tem como finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem contemporâneo, da disciplina de Matemática no âmbito do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp João XXIII, correlacionando-o com os atuais desafios no ambiente educacional e ao papel do docente como fomentador de novas práticas educativas. A produção deste artigo tem origem na observação das autoras no exercício da docência. Neste contexto, pretende-se enfatizar o protagonismo do aprendiz em contato com os recursos pedagógicos manipuláveis como material dourado, ábaco, blocos lógicos, jogos educativos como tangram, dentre outros, no cotidiano da sala de aula com o ensino de Matemática. Entre as formas de organização do trabalho pedagógico que os professores podem utilizar, esses materiais são ótimas ferramentas, podem ser uma proposta eficaz de ensino e que aconteça de forma prazerosa. Buscando ampliar e avançar nas discussões sobre o uso destes recursos, pretendemos com esse trabalho levar novas experiências para os demais professores com o objetivo de facilitar a sua prática em sala de aula e apresentar novas possibilidades para um ensino divertido e repleto de significado. Os principais autores referendados foram Carneiro, Teixeira, Martinez, Passos e Romanatto, dentre outros. Por fim, destacamos que a utilização dos materiais manipuláveis, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos, enriquecendo e valorizando a cultura lúdica no contexto escolar. Sendo esta uma oportunidade para refletir novas maneiras de abordar e significar a importância do conhecimento que ultrapassa os muros da escola podendo impactar no comportamento da sociedade e refletir no aprimoramento das abordagens no ambiente educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14489_TB2731_09082022150602.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE FERREIRA DE FREITAS SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAIANE SOUZA" "autor_email" => "profdaiane1@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89448 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2731 "inscrito_id" => 14489 "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS MANIPULÁVEIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAP JOÃO XXIII" "resumo" => "O artigo que apresentamos neste VIII Congresso Nacional de Educação está intitulado de “A Matemática e os recursos pedagógicos manipuláveis no 1º ano do Ensino Fundamental no CAp. João XXIII - UFJF”. O presente artigo tem como finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem contemporâneo, da disciplina de Matemática no âmbito do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp João XXIII, correlacionando-o com os atuais desafios no ambiente educacional e ao papel do docente como fomentador de novas práticas educativas. A produção deste artigo tem origem na observação das autoras no exercício da docência. Neste contexto, pretende-se enfatizar o protagonismo do aprendiz em contato com os recursos pedagógicos manipuláveis como material dourado, ábaco, blocos lógicos, jogos educativos como tangram, dentre outros, no cotidiano da sala de aula com o ensino de Matemática. Entre as formas de organização do trabalho pedagógico que os professores podem utilizar, esses materiais são ótimas ferramentas, podem ser uma proposta eficaz de ensino e que aconteça de forma prazerosa. Buscando ampliar e avançar nas discussões sobre o uso destes recursos, pretendemos com esse trabalho levar novas experiências para os demais professores com o objetivo de facilitar a sua prática em sala de aula e apresentar novas possibilidades para um ensino divertido e repleto de significado. Os principais autores referendados foram Carneiro, Teixeira, Martinez, Passos e Romanatto, dentre outros. Por fim, destacamos que a utilização dos materiais manipuláveis, nesta fase da Educação Básica, pode contribuir de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos, enriquecendo e valorizando a cultura lúdica no contexto escolar. Sendo esta uma oportunidade para refletir novas maneiras de abordar e significar a importância do conhecimento que ultrapassa os muros da escola podendo impactar no comportamento da sociedade e refletir no aprimoramento das abordagens no ambiente educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14489_TB2731_09082022150602.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE FERREIRA DE FREITAS SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DAIANE SOUZA" "autor_email" => "profdaiane1@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }