Esse artigo tem como objetivo, identificar alguns entraves no ensino-aprendizagem de química advindos da pandemia da COVID-19, utilizando jogos didáticos na forma de Quiz como ferramenta viabilizadora do entendimento e sistematização do conteúdo de funções inorgânicas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo exploratório. A amostra foi constituída por 25 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, e dividiu-se em cinco etapas: diagnose, identificação das concepções prévias, apresentação do conteúdo, realização do Quiz e verificação da aprendizagem. Para construção dos dados, utilizamos como instrumentos de avaliação questionários, representações artísticas e o jogo didático. O referencial teórico-metodológico utilizado foi na perspectiva de Gil, por entendermos que a abordagem qualitativa se caracteriza, também, como sendo uma tentativa de se explicar em profundidade o significado e as características das informações obtidas por meio de observações, questionários, entrevistas, entre outros. Os resultados e discussão apontaram que, muitos alunos fugiram totalmente do contexto de funções inorgânicas, associando bases à cosméticos e limitando a definição de ácidos a substâncias nocivas e perigosas. Esse estudo apontou resultados satisfatórios para o Quiz como método de sistematização dos conteúdos lecionados, bem como potencializador de habilidades e competências.