A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROGRAMAS E PROJETOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA DA REGIÃO NORDESTE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89451 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2734 "inscrito_id" => 14648 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROGRAMAS E PROJETOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA DA REGIÃO NORDESTE" "resumo" => "A arborização urbana pode representar uma série de benefícios à sociedade e ao ambiente urbano, possibilitando mais sombra, diminuição da poluição do ar e sonora, melhorias na temperatura e sensação térmica nas cidades, disponibilidade de alimento e abrigo para a fauna, dentre outras vantagens. Em associação com projetos e programas de Educação Ambiental, pode corroborar para a sensibilização sobre a importância da flora e suas relações ecológicas ao equilíbrio ambiental, bem como para mudanças de atitudes pela população dessas cidades. Diante desse contexto, o presente artigo realiza um levantamento de programas e projetos que têm sido desenvolvidos no Nordeste brasileiro, em função das suas potencialidades tanto para a educação da população como para contribuições à educação formal. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, e, a partir de uma análise interpretativa, investiga conjuntos de dados já existentes em documentos como artigos publicados em periódicos especializados e em eventos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, portais de notícias, de instituições públicas e organizações que destacam ações realizadas em espaços não formais de educação da referida região. Quanto aos resultados, são apresentados e discutidos os achados sobre iniciativas de cada estado da região Nordeste que contemplam esse tipo de proposta, vinculando a arborização urbana à Educação Ambiental, perpassando a utilização de bosques, parques, espaços de lazer e convivência, doação e plantio de árvores nativas, atividades comunitárias voltadas à sustentabilidade e parcerias com escolas, dentre outras ações. Levando em consideração as contribuições de cada iniciativa destacada pela pesquisa, é possível constatar indícios de forte potencial das propostas de Educação Ambiental para a ampliação do compromisso social com a conservação do planeta e construção de uma cidadania ambiental, ao planejamento dos espaços urbanos, tendo como reflexo a constituição de novos discursos e atitudes sustentáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14648_TB2734_22082022171306.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "carloserickbrito@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89451 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2734 "inscrito_id" => 14648 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROGRAMAS E PROJETOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA DA REGIÃO NORDESTE" "resumo" => "A arborização urbana pode representar uma série de benefícios à sociedade e ao ambiente urbano, possibilitando mais sombra, diminuição da poluição do ar e sonora, melhorias na temperatura e sensação térmica nas cidades, disponibilidade de alimento e abrigo para a fauna, dentre outras vantagens. Em associação com projetos e programas de Educação Ambiental, pode corroborar para a sensibilização sobre a importância da flora e suas relações ecológicas ao equilíbrio ambiental, bem como para mudanças de atitudes pela população dessas cidades. Diante desse contexto, o presente artigo realiza um levantamento de programas e projetos que têm sido desenvolvidos no Nordeste brasileiro, em função das suas potencialidades tanto para a educação da população como para contribuições à educação formal. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, e, a partir de uma análise interpretativa, investiga conjuntos de dados já existentes em documentos como artigos publicados em periódicos especializados e em eventos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, portais de notícias, de instituições públicas e organizações que destacam ações realizadas em espaços não formais de educação da referida região. Quanto aos resultados, são apresentados e discutidos os achados sobre iniciativas de cada estado da região Nordeste que contemplam esse tipo de proposta, vinculando a arborização urbana à Educação Ambiental, perpassando a utilização de bosques, parques, espaços de lazer e convivência, doação e plantio de árvores nativas, atividades comunitárias voltadas à sustentabilidade e parcerias com escolas, dentre outras ações. Levando em consideração as contribuições de cada iniciativa destacada pela pesquisa, é possível constatar indícios de forte potencial das propostas de Educação Ambiental para a ampliação do compromisso social com a conservação do planeta e construção de uma cidadania ambiental, ao planejamento dos espaços urbanos, tendo como reflexo a constituição de novos discursos e atitudes sustentáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14648_TB2734_22082022171306.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "carloserickbrito@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }