SANTOS, Maura Evangelista Dos et al.. Corpo e emoção: uma oficina sistêmica. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89542>. Acesso em: 22/11/2024 14:42
Durante muito tempo, a educação escolar foi tecida priorizando conhecimentos científicos e técnicos em detrimento das emoções. Sempre postas em lados antagônicos, razão e emoção foram se caracterizando como duas forças que se repelem, quando deveriam ser consideradas como complementares, base do desenvolvimento integral do indivíduo. Nesse sentido, pensar uma educação que volte também seu olhar atento e reflexivo para a gama de emoções inerentes ao ser humano é percebê-lo em suas potencialidades, auxiliando-o a expandir suas visões de mundo, a enxergar alternativas para sua vida, a assumir o papel de protagonista de sua própria existência, mobilizando-o a compreender, interagir com e intervir no mundo tanto que o cerca quanto com que lhe habita. Destarte, o presente relato intenta apresentar o processo pedagógico desenvolvido na oficina “Corpo e Emoção”, ofertada em uma escola pública da rede estadual da Bahia, em que se desenvolveram atividades práticas e dinâmicas por meio do uso do Corpo e de outras linguagens. A oficina foi ofertada no primeiro ciclo do ano letivo de 2022, em dez encontros semanais, com uma carga horária total de 30 horas. Por ser uma escola-projeto, participaram das atividades 20 estudantes do Ensino Médio, regularmente matriculados em diferentes escolas da rede estadual de ensino. Para a construção e o desenvolvimento de atividades, utilizaram-se como referenciais as concepções teóricas da inteligência emocional, da Pedagogia sistêmica e da Pretagogia. Como resultado, por meio dos diálogos tecidos ao longo da oficina – e mesmo após o término dela, observou-se a construção e desenvolvimento de uma aprendizagem integrativa, promotora de reflexões, autoconhecimento, autocuidado e protagonismo, ampliadora da visão dos jovens estudantes não apenas sobre si mesmos, mas também sobre a relação com os outros e com o mundo.