Essa pesquisa foi realizada durante os estágios, em uma Escola Municipal de Cerro Azul, Paraná, localizada no centro da cidade, com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de verificar seu conhecimento sobre a leitura e como esse assunto está sendo trabalhado na escola. Vendo a realidade da sala de aula, ficava claro que a leitura não era trabalhada com sua devida importância. A leitura é um assunto muito debatido nos dias atuais, a interação entre os alunos e os professores é mais do que uma questão de simples sobrevivência, ultrapassando as fronteiras do conhecimento humana. Para atingir o objetivo de entender como o professor pode influenciar no desenvolvimento da leitura, optou-se por aplicar um questionário com perguntas abertas para verificar como o professor têm conhecimento e gosto pela leitura. No entanto, os alunos mostraram-se poucos interessados com a pesquisa sendo importante uma conscientização nesse aspecto. Com este estudo fica claro a necessidade da leitura tem que ter horário nobre e ser mostrado aos alunos sua importância e significado no dia a dia da vida acadêmica e social. Desenvolver o gosto pela leitura, trazendo pra sua realidade, de forma dinâmica e lúdica, com diversas abordagens, até o objeto ser alcançado.