A TUTORIA EM DISCIPLINAS HÍBRIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89608 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2916 "inscrito_id" => 8373 "titulo" => "A TUTORIA EM DISCIPLINAS HÍBRIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "A educação na contemporaneidade se caracteriza por um ecossistema organizado, permeado por diferentes atores, dentre estes há o tutor, que além de possuir domínio da política educativa institucional, conhecimento atualizado das disciplinas, deve exercer uma sedução pedagógica adequada. A relação pedagógica exercida pela tutoria neste cenário em que coadunam diferentes tecnologias e tendências pedagógicas, ancora-se na construção cotidiana das inter-relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Nessa perspectiva o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre o papel da tutoria em disciplinas híbridas a partir da revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais que tratam sobre o tema, a exemplo da plataforma Google Acadêmico e Scielo Brasil. Para tal, usou os seguintes descritores: tutor EaD; tutoria em disciplinas híbridas; papel da tutoria na EaD. O desafio do tutor centra-se em manter o interesse dos estudantes pelas múltiplas oportunidades de aprendizagem, motivando-o, amparando-o e conduzindo-o no processo de aprendizagem. Uma vez que, a partir das interações e do engajamento a distância acaba sendo diluída. Nesse contexto, o desenvolvimento da aprendizagem dar-se-á, ao passo que houver interação com o social, com o outro, igualmente com a valorização de sua cultura. Esta perspectiva dinâmica de aprendizagem coloca a tecnologia no âmago do debate, não como responsável pelo processo de aprendência, mas como caminho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8373_TB2916_10082022113821.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MACILENE ARAUJO" "autor_email" => "macileneparaujo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89608 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2916 "inscrito_id" => 8373 "titulo" => "A TUTORIA EM DISCIPLINAS HÍBRIDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "A educação na contemporaneidade se caracteriza por um ecossistema organizado, permeado por diferentes atores, dentre estes há o tutor, que além de possuir domínio da política educativa institucional, conhecimento atualizado das disciplinas, deve exercer uma sedução pedagógica adequada. A relação pedagógica exercida pela tutoria neste cenário em que coadunam diferentes tecnologias e tendências pedagógicas, ancora-se na construção cotidiana das inter-relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Nessa perspectiva o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre o papel da tutoria em disciplinas híbridas a partir da revisão bibliográfica em artigos publicados em periódicos nacionais que tratam sobre o tema, a exemplo da plataforma Google Acadêmico e Scielo Brasil. Para tal, usou os seguintes descritores: tutor EaD; tutoria em disciplinas híbridas; papel da tutoria na EaD. O desafio do tutor centra-se em manter o interesse dos estudantes pelas múltiplas oportunidades de aprendizagem, motivando-o, amparando-o e conduzindo-o no processo de aprendizagem. Uma vez que, a partir das interações e do engajamento a distância acaba sendo diluída. Nesse contexto, o desenvolvimento da aprendizagem dar-se-á, ao passo que houver interação com o social, com o outro, igualmente com a valorização de sua cultura. Esta perspectiva dinâmica de aprendizagem coloca a tecnologia no âmago do debate, não como responsável pelo processo de aprendência, mas como caminho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8373_TB2916_10082022113821.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MACILENE PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MACILENE ARAUJO" "autor_email" => "macileneparaujo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }