O presente estudo objetiva analisar como as práticas lúdicas são desenvolvidas pelos profissionais que atuam no Centro de Convivência do Idoso (CCI), como forma de minimizar o impacto social dessa parcela da sociedade e ofertar uma qualidade de vida no envelhecimento. O projeto atende um grupo específico em Madre de Deus. Sendo assim, as reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na realização das atividades com idosos, são passíveis de ressignificação de conceitos e metodologias, a fim de possibilitar momentos lúdicos, no bem-estar social e familiar deste público, bem como oportunizar a inserção ativa destes na sociedade. O percurso metodológico é baseado na abordagem qualitativa, de caráter descritivo, em que a estrutura está pautada na interação entre os participantes do projeto. Para nortear este trabalho apresentamos uma questão problema: De que maneira a ludicidade pode contribuir com as práticas dos profissionais que atuam no Centro de Convivência do Idoso no município de Madre de Deus -BA? Os resultados obtidos com este estudo foram realizados com base na reflexão do lúdico nas práticas pedagógicas dos professores envolvidos, bem como os relatos positivos dos professores quanto às interações e participação dos idosos nos projetos, demonstrando assim que as práticas pedagógicas se requisitam em um saber-fazer diferenciado, tendo a presença da ludicidade como uma experiência interna do sujeito, não limitando tais conceitos apenas a jogos e brincadeiras.