A educação infantil é direito e de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois é na creche que eles iniciam os primeiros passos na vida educacional. Diante disso, esse artigo tem como objetivo mostrar que é possível ensinar as crianças por meio de interações e brincadeiras, garantindo o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. O presente estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Porto Nacional – Tocantins e surgiu através da necessidade de inovar o ensino infantil por meio de espaços montados com materiais estruturados e não estruturados a fim de deixar a criança explorar o ambiente sem a interrupção do professor. Esses espaços foram denominados territórios de aprendizagem. O método Montessori que foi desenvolvido por Maria Montessori observa o comportamento da criança nos momentos de exploração dos espaços e proporciona ao professor um momento de escuta onde o mesmo deverá estar atento para compreender as etapas do desenvolvimento da criança. É nessa perspectiva que serão aprofundados os estudos baseados na teoria de Maria Montessori (2017), Loris Malaguzi (2016), DCNEI (2009), BNCC (2019), RCNEI (1998) para melhoria da prática docente e aprimoramento das técnicas de aprendizagem na modalidade de Educação Infantil que é considerada a base da criança. Tendo em vista que os resultados serão notórios e satisfatórios seguindo essa prática de ensinar brincando, ou seja, através de brincadeiras.