TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89767 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3101 "inscrito_id" => 14930 "titulo" => "TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil é direito e de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois é na creche que eles iniciam os primeiros passos na vida educacional. Diante disso, esse artigo tem como objetivo mostrar que é possível ensinar as crianças por meio de interações e brincadeiras, garantindo o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. O presente estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Porto Nacional – Tocantins e surgiu através da necessidade de inovar o ensino infantil por meio de espaços montados com materiais estruturados e não estruturados a fim de deixar a criança explorar o ambiente sem a interrupção do professor. Esses espaços foram denominados territórios de aprendizagem. O método Montessori que foi desenvolvido por Maria Montessori observa o comportamento da criança nos momentos de exploração dos espaços e proporciona ao professor um momento de escuta onde o mesmo deverá estar atento para compreender as etapas do desenvolvimento da criança. É nessa perspectiva que serão aprofundados os estudos baseados na teoria de Maria Montessori (2017), Loris Malaguzi (2016), DCNEI (2009), BNCC (2019), RCNEI (1998) para melhoria da prática docente e aprimoramento das técnicas de aprendizagem na modalidade de Educação Infantil que é considerada a base da criança. Tendo em vista que os resultados serão notórios e satisfatórios seguindo essa prática de ensinar brincando, ou seja, através de brincadeiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14930_TB3101_05122022115947.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA BATISTA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelma_bat@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89767 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3101 "inscrito_id" => 14930 "titulo" => "TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil é direito e de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois é na creche que eles iniciam os primeiros passos na vida educacional. Diante disso, esse artigo tem como objetivo mostrar que é possível ensinar as crianças por meio de interações e brincadeiras, garantindo o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. O presente estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Porto Nacional – Tocantins e surgiu através da necessidade de inovar o ensino infantil por meio de espaços montados com materiais estruturados e não estruturados a fim de deixar a criança explorar o ambiente sem a interrupção do professor. Esses espaços foram denominados territórios de aprendizagem. O método Montessori que foi desenvolvido por Maria Montessori observa o comportamento da criança nos momentos de exploração dos espaços e proporciona ao professor um momento de escuta onde o mesmo deverá estar atento para compreender as etapas do desenvolvimento da criança. É nessa perspectiva que serão aprofundados os estudos baseados na teoria de Maria Montessori (2017), Loris Malaguzi (2016), DCNEI (2009), BNCC (2019), RCNEI (1998) para melhoria da prática docente e aprimoramento das técnicas de aprendizagem na modalidade de Educação Infantil que é considerada a base da criança. Tendo em vista que os resultados serão notórios e satisfatórios seguindo essa prática de ensinar brincando, ou seja, através de brincadeiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14930_TB3101_05122022115947.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA BATISTA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JOELMA" "autor_email" => "joelma_bat@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }