GAME OF BIOS: UM MANUAL DE RPG PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89785 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3124 "inscrito_id" => 14544 "titulo" => "GAME OF BIOS: UM MANUAL DE RPG PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Aulas estritamente conteudistas e descontextualizadas podem contribuir para que haja o sentimento de desinteresse e aumente as dificuldades na compreensão dos assuntos por parte dos discentes, por isso, ao longo dos anos, os docentes, inclusive os de Ciências e Biologia, vem buscando metodologias alternativas de aprendizagem significativas, que os auxilie no processo de ensino e aprendizagem. Entre os materiais didáticos utilizados encontram-se os jogos didáticos e um tipo de jogo que vem se mostrado promissor como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem é o Roley playing Games (RPG). Durante o jogo de RPG o estudante (jogador) participa da história e neste mundo de aventuras e desafios, o jogador deve lutar e sobreviver, deve decifrar os enigmas, encontrar saídas e combater inimigos. Sendo assim, pode-se utilizar os RPGs para buscar a solução de alguns dilemas presentes no cotidiano educacional, bem como para engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi elaborar um manual RPG, bem como validar o mesmo com os docentes de Ciências e Biologia, averiguando assim, a sua possível inclusão como material de apoio didático para auxiliar o ensino de Ciências/Biologia. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e desenvolvido um manual de RPG denominado Game Of Bios, voltado para o ensino do conteúdo de Imunologia. Em seguida, o jogo foi analisado e validado, por meio de uma pesquisa de opinião utilizando-se o Google Forms, por docentes de Biologia e Ciências. Os resultados dos questionários foram analisados e expressos em gráficos e se mostraram positivos, no entanto apontaram a necessidade de alterações/adaptações do manual. Espera-se que a versão final do manual seja utilizada por docentes e discentes como método complementar de ensino, bem como uma alternativa divertida para revisar os conteúdos de ciências e Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14544_TB3124_05122022133750.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Mariana Costa" "autor_email" => "mariana.costa@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89785 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3124 "inscrito_id" => 14544 "titulo" => "GAME OF BIOS: UM MANUAL DE RPG PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Aulas estritamente conteudistas e descontextualizadas podem contribuir para que haja o sentimento de desinteresse e aumente as dificuldades na compreensão dos assuntos por parte dos discentes, por isso, ao longo dos anos, os docentes, inclusive os de Ciências e Biologia, vem buscando metodologias alternativas de aprendizagem significativas, que os auxilie no processo de ensino e aprendizagem. Entre os materiais didáticos utilizados encontram-se os jogos didáticos e um tipo de jogo que vem se mostrado promissor como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem é o Roley playing Games (RPG). Durante o jogo de RPG o estudante (jogador) participa da história e neste mundo de aventuras e desafios, o jogador deve lutar e sobreviver, deve decifrar os enigmas, encontrar saídas e combater inimigos. Sendo assim, pode-se utilizar os RPGs para buscar a solução de alguns dilemas presentes no cotidiano educacional, bem como para engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi elaborar um manual RPG, bem como validar o mesmo com os docentes de Ciências e Biologia, averiguando assim, a sua possível inclusão como material de apoio didático para auxiliar o ensino de Ciências/Biologia. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e desenvolvido um manual de RPG denominado Game Of Bios, voltado para o ensino do conteúdo de Imunologia. Em seguida, o jogo foi analisado e validado, por meio de uma pesquisa de opinião utilizando-se o Google Forms, por docentes de Biologia e Ciências. Os resultados dos questionários foram analisados e expressos em gráficos e se mostraram positivos, no entanto apontaram a necessidade de alterações/adaptações do manual. Espera-se que a versão final do manual seja utilizada por docentes e discentes como método complementar de ensino, bem como uma alternativa divertida para revisar os conteúdos de ciências e Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14544_TB3124_05122022133750.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SANTANA SANTOS PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "Mariana Costa" "autor_email" => "mariana.costa@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }