O ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) PARA TORNAR A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89813 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3154 "inscrito_id" => 15233 "titulo" => "O ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) PARA TORNAR A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A Química tem papel fundamental no ensino, sendo um componente curricular obrigatório para promover a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento científico. Estudos revelam que a Química é tida como uma disciplina difícil e desinteressante pelos alunos, podendo estar associada à abstração e complexidade dos conteúdos, assim como as metodologias de ensino adotadas. Dessa forma, diante do contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), motivado pela pandemia da COVID-19, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros/RN, desenvolveram e implementaram uma sequência de atividades para uma turma do 3° ano de um Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, da referida instituição. Assim, este trabalho, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com o objetivo de aplicar uma Sequência Didática (SD) utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o conteúdo de ácidos e bases, por meio de uma abordagem investigativa e contextualizada, almejando aprendizagem significativa. O procedimento consistiu em uma série de atividades propostas para introdução e aprofundamento do conteúdo, fazendo uso de ferramentas de aprendizagem e vários recursos e materiais como suporte didático. Correspondeu basicamente à leitura de texto, reprodução de vídeo experimental, resolução de questões, investigação de situação-problema, produção de vídeos animados, aula expositiva dialogada, oficina e elaboração de mapas conceituais. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas, fazendo uso da problematização e da investigação de uma situação cotidiana, contribuíram para a construção do próprio conhecimento científico dos alunos, estimulou a autonomia para tomada de decisões e instigou a participação ativa para desempenharem tarefas de cunho individual e coletivo, indícios de uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15233_TB3154_03122022181720.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA SABRINA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "brunasabrina_rf@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89813 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3154 "inscrito_id" => 15233 "titulo" => "O ESTUDO DE ÁCIDOS E BASES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS: O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) PARA TORNAR A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA MAIS SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A Química tem papel fundamental no ensino, sendo um componente curricular obrigatório para promover a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento científico. Estudos revelam que a Química é tida como uma disciplina difícil e desinteressante pelos alunos, podendo estar associada à abstração e complexidade dos conteúdos, assim como as metodologias de ensino adotadas. Dessa forma, diante do contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), motivado pela pandemia da COVID-19, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros/RN, desenvolveram e implementaram uma sequência de atividades para uma turma do 3° ano de um Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, da referida instituição. Assim, este trabalho, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com o objetivo de aplicar uma Sequência Didática (SD) utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o conteúdo de ácidos e bases, por meio de uma abordagem investigativa e contextualizada, almejando aprendizagem significativa. O procedimento consistiu em uma série de atividades propostas para introdução e aprofundamento do conteúdo, fazendo uso de ferramentas de aprendizagem e vários recursos e materiais como suporte didático. Correspondeu basicamente à leitura de texto, reprodução de vídeo experimental, resolução de questões, investigação de situação-problema, produção de vídeos animados, aula expositiva dialogada, oficina e elaboração de mapas conceituais. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas, fazendo uso da problematização e da investigação de uma situação cotidiana, contribuíram para a construção do próprio conhecimento científico dos alunos, estimulou a autonomia para tomada de decisões e instigou a participação ativa para desempenharem tarefas de cunho individual e coletivo, indícios de uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15233_TB3154_03122022181720.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA SABRINA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "brunasabrina_rf@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }