O presente artigo visa discutir as novas perspectivas para uma educação ambiental sustentável nas escolas públicas, em parceria com a engenharia ambiental. A educação ambiental é um ato essencial e permanente para a educação, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, possibilitando uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações. Essas ações devem acontecer nas escolas, formando uma atuação consciente dos cidadãos, a partir das salas de aulas, os estudantes já começam a entender e aplicar práticas que, sem dúvidas, irão favorecer o ambiente e a vida na terra, desenvolvendo uma consciência pautada no lado mais positivo do conceito de sustentabilidade. A engenharia ambiental, entende essa necessidade de conservação e inovação na saúde do planeta e pode ser uma ótima parceria agregar o conceito com novas práticas pedagógicas que possibilitem esse aprendizado consciente e inovador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa baseadas em novas práticas pedagógicas, visando inserir o aluno no contexto mais próximo da realidade. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando-se do portal de Periódicos Capes, por meio de palavras-chave relacionadas ao tema.