Nas décadas mais recentes, a educação tem sido pesquisada em distintas frentes, com o intuito de compreender as modificações que possibilitem mais desenvolvimento e melhora no processo ensino-aprendizagem em sala de aula. A crise epidemiológica gerada por meio da pandemia da Covid-19, em 2020, trouxe a necessidade da ampliação das ferramentas de ensino remoto. O objetivo deste artigo foi verificar se os estudantes de uma IES (Instituição de Ensino Superior) conheciam alguma metodologia ativa e se houve alguma experiência deles em relação a elas, neste período pandêmico com o ensino mediado por ferramentas de ensino remoto, especificamente três metodologias ativas: a Aprendizagem Baseada em Equipe (Team-Based Learning – TBL), o Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL). A metodologia utilizada para a construção deste artigo é descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com estudantes de cinco cursos superiores de uma IES pública do Estado da Bahia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário. O levantamento foi realizado por amostragem, com os estudantes que se dispuseram a responder a pesquisa. O questionário foi composto por cinco questões voltadas para quantificar o número de estudantes que entendem o que são metodologias ativas, e se eles perceberam a utilização de alguma delas durante a graduação, sobretudo, no período de ensino remoto emergencial adotado pela IES. Os resultados obtidos demonstraram que 68,2% dos estudantes tiveram dificuldade em reconhecer as metodologias ativas utilizadas como parâmetro para este artigo, bem como apresentaram nenhum contato com as mesmas ou outras durante o ensino remoto.