A atualização dos Parâmetros Curriculares Nacionais, há algumas décadas, aponta para a importância do ensino de Língua Portuguesa que tenha como base os variados gêneros textuais/discursivos que circulam nos diversos campos de atuação social, assim como também ratifica o documento da Base Nacional Comum Curricular em vigor desde o ano de 2018. Contudo, distante do que propõem tais documentos oficiais, muitos professores ainda limitam a sua prática docente a um ensino descontextualizado sem levar em consideração a realidade do estudante e o seu contexto sociocultural. Partindo dessa observação, este artigo teve como objetivo principal investigar acerca da possibilidade de utilização do gênero canção com a finalidade de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como objetos de trabalho exemplos de composições que partem do universo musical do aluno do Ensino Médio da rede pública estadual de Pernambuco. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, foram coletados dados referentes à relação entre o discente e a música, bem como seus gostos musicais e sua percepção acerca da utilização de canções pertencentes a seu repertório pessoal nas aulas. Tomando como base os textos oficiais sobre educação e referenciais teóricos de pesquisa, o trabalho relata as experiências exitosas da aplicação de duas sequências didáticas tendo duas canções populares de gêneros musicais comuns aos estudantes.