ANALISE DO PERFIL SOCIOTECNOLÓGICO DOS DISCENTES INGRESSANTES EM CURSOS TÉCNICOS IEM: ESTUDO DE CASO DO COMPONENTE INFORMÁTICA BÁSICA E EAD
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89978 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3354 "inscrito_id" => 13550 "titulo" => "ANALISE DO PERFIL SOCIOTECNOLÓGICO DOS DISCENTES INGRESSANTES EM CURSOS TÉCNICOS IEM: ESTUDO DE CASO DO COMPONENTE INFORMÁTICA BÁSICA E EAD" "resumo" => "Sessenta por cento (60%) das pessoas no Brasil não tem computador pessoal em casa, enquanto isso, na região norte temos, 68% de alunos da rede pública acessando a internet contra 96% dos alunos da rede particular, é o que se observou os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) Contínua, que investigou no último trimestre de 2019 o acesso às TICs, o tema suplementar sobre Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC nos aspectos de acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal na população do Brasil(PnadContínuaTIC,2019). Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo delinear o perfil sociotecnológico acerca dos estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFRR no ano de 2022 e, visa colaborar para o melhor aproveitamento dos cursos formadores de Técnicos em Administração e Comércio, valorizando as características que utilizam para acesso aos diversos sistemas online disponíveis no IFRR, tendo em vista que entender o perfil desse grupo pode representar ganhos crescentes e mais resultados na formação desses futuros profissionais. A metodologia usada no estudo é de abordagem quantitativa e qualitativa do componente curricular Informática Básica e Introdução à Educação à Distância, embasada por uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um formulário online no qual obteve o resultado de 146 discentes dos cursos presenciais com abordagem híbrida. Os resultados indicaram que somente 48% dos discentes possuem computador, tablet ou notebook em casa, enquanto isso, procura-se observar se os alunos que possuem computador, notebook ou tablet podem ter maiores notas e uma maior entrega de atividades, fora do ambiente escolar, se comparados aos alunos que não possuem tais equipamentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13550_TB3354_10082022220112.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEE MARCOS CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LEE MARCOS" "autor_email" => "leemarcos25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89978 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3354 "inscrito_id" => 13550 "titulo" => "ANALISE DO PERFIL SOCIOTECNOLÓGICO DOS DISCENTES INGRESSANTES EM CURSOS TÉCNICOS IEM: ESTUDO DE CASO DO COMPONENTE INFORMÁTICA BÁSICA E EAD" "resumo" => "Sessenta por cento (60%) das pessoas no Brasil não tem computador pessoal em casa, enquanto isso, na região norte temos, 68% de alunos da rede pública acessando a internet contra 96% dos alunos da rede particular, é o que se observou os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) Contínua, que investigou no último trimestre de 2019 o acesso às TICs, o tema suplementar sobre Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC nos aspectos de acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal na população do Brasil(PnadContínuaTIC,2019). Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo delinear o perfil sociotecnológico acerca dos estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFRR no ano de 2022 e, visa colaborar para o melhor aproveitamento dos cursos formadores de Técnicos em Administração e Comércio, valorizando as características que utilizam para acesso aos diversos sistemas online disponíveis no IFRR, tendo em vista que entender o perfil desse grupo pode representar ganhos crescentes e mais resultados na formação desses futuros profissionais. A metodologia usada no estudo é de abordagem quantitativa e qualitativa do componente curricular Informática Básica e Introdução à Educação à Distância, embasada por uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um formulário online no qual obteve o resultado de 146 discentes dos cursos presenciais com abordagem híbrida. Os resultados indicaram que somente 48% dos discentes possuem computador, tablet ou notebook em casa, enquanto isso, procura-se observar se os alunos que possuem computador, notebook ou tablet podem ter maiores notas e uma maior entrega de atividades, fora do ambiente escolar, se comparados aos alunos que não possuem tais equipamentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13550_TB3354_10082022220112.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEE MARCOS CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LEE MARCOS" "autor_email" => "leemarcos25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }