Sessenta por cento (60%) das pessoas no Brasil não tem computador pessoal em casa, enquanto isso, na região norte temos, 68% de alunos da rede pública acessando a internet contra 96% dos alunos da rede particular, é o que se observou os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) Contínua, que investigou no último trimestre de 2019 o acesso às TICs, o tema suplementar sobre Tecnologia da Informação e Comunicação-TIC nos aspectos de acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal na população do Brasil(PnadContínuaTIC,2019). Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo delinear o perfil sociotecnológico acerca dos estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFRR no ano de 2022 e, visa colaborar para o melhor aproveitamento dos cursos formadores de Técnicos em Administração e Comércio, valorizando as características que utilizam para acesso aos diversos sistemas online disponíveis no IFRR, tendo em vista que entender o perfil desse grupo pode representar ganhos crescentes e mais resultados na formação desses futuros profissionais. A metodologia usada no estudo é de abordagem quantitativa e qualitativa do componente curricular Informática Básica e Introdução à Educação à Distância, embasada por uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um formulário online no qual obteve o resultado de 146 discentes dos cursos presenciais com abordagem híbrida. Os resultados indicaram que somente 48% dos discentes possuem computador, tablet ou notebook em casa, enquanto isso, procura-se observar se os alunos que possuem computador, notebook ou tablet podem ter maiores notas e uma maior entrega de atividades, fora do ambiente escolar, se comparados aos alunos que não possuem tais equipamentos.