A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EQUIPES GESTORAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90003 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3383 "inscrito_id" => 11808 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EQUIPES GESTORAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho de formação continuada com as equipes gestoras das escolas municipais de Manaus desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação pelo GT de Educação Socioemocional da mesma secretaria. O desenvolvimento socioemocional representa uma nova forma de enxergar a educação nas escolas almejando a educação integral dos estudantes que além de desenvolverem suas capacidades cognitivas, terão oportunidades para se tornarem cidadãos com múltiplas competências individuais e sociais. Com a educação socioemocional, os indivíduos podem aprender a superar suas limitações e frustrações e ter melhor qualidade de vida. Além disso, podem construir relacionamentos mais saudáveis, pautados em respeito e compreensão. Dessa maneira, torna-se extremamente necessário e imprescindível que gestores, pedagogos e assessores pedagógicos conheçam e entendam a educação socioemocional e seus pilares para que possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação e uma liderança eficaz para promover o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos visando estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com os encontros formativos, as equipes gestoras puderam vivenciar momentos de reflexão e prática acerca do aprimoramento de habilidades comportamentais que podem ajudá-los a lidar com eles mesmos e com os outros. A partir da análise de dados obtida por meio de questionários de avaliação dos encontros, verificamos que os participantes se propõem a utilizar em seu cotidiano os conhecimentos adquiridos durante os encontros formativos visando entender melhor quem são e quais são seus objetivos como sujeitos aprendentes e ensinantes tanto na vida pessoal quanto profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11808_TB3383_28112022221918.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CRISTIANE MELO DO LAGO DANTAS" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.dantas@semed.mana" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90003 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3383 "inscrito_id" => 11808 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EQUIPES GESTORAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho de formação continuada com as equipes gestoras das escolas municipais de Manaus desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação pelo GT de Educação Socioemocional da mesma secretaria. O desenvolvimento socioemocional representa uma nova forma de enxergar a educação nas escolas almejando a educação integral dos estudantes que além de desenvolverem suas capacidades cognitivas, terão oportunidades para se tornarem cidadãos com múltiplas competências individuais e sociais. Com a educação socioemocional, os indivíduos podem aprender a superar suas limitações e frustrações e ter melhor qualidade de vida. Além disso, podem construir relacionamentos mais saudáveis, pautados em respeito e compreensão. Dessa maneira, torna-se extremamente necessário e imprescindível que gestores, pedagogos e assessores pedagógicos conheçam e entendam a educação socioemocional e seus pilares para que possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação e uma liderança eficaz para promover o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos visando estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com os encontros formativos, as equipes gestoras puderam vivenciar momentos de reflexão e prática acerca do aprimoramento de habilidades comportamentais que podem ajudá-los a lidar com eles mesmos e com os outros. A partir da análise de dados obtida por meio de questionários de avaliação dos encontros, verificamos que os participantes se propõem a utilizar em seu cotidiano os conhecimentos adquiridos durante os encontros formativos visando entender melhor quem são e quais são seus objetivos como sujeitos aprendentes e ensinantes tanto na vida pessoal quanto profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11808_TB3383_28112022221918.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CRISTIANE MELO DO LAGO DANTAS" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.dantas@semed.mana" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }