MAPAS CONCEITUAIS COMO APORTE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90461 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4104 "inscrito_id" => 13746 "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS COMO APORTE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: As Metodologias Ativas favorecem a construção do conhecimento e de um indivíduo crítico, reflexivo e autônomo. Os Mapas Conceituais surgem, neste contexto, como metodologia para análise diacrônica do conhecimento e tomada de consciência de discentes acerca de temas abordados em sala de aula, demonstrando-se bons organizadores gráfico, que permitem que o aluno compreenda os processos envolvidos na construção do conhecimento, esteja ciente e estabeleça relações entre os motivos que o levaram ao êxito ou a falha. Objetivo: relatar como a utilização de Mapas Conceituais auxiliou o processo de tomada de consciência de alunos do curso de Fisioterapia e Odontologia de uma Instituição Estadual na Bahia. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, que aborda resultados obtidos a partir da construção e exteriorização de três Mapas Conceituais sobre “Estrutura e transporte de membrana”, construídos por cada um dos 79 alunos (dos cursos de Fisioterapia e Odontologia), nas disciplinas de Citologia e Genética e Biologia Básica, de uma Instituição Estadual na Bahia, entre o final de 2021 e início de 2022. Resultados: Foram obtidos 237 mapas conceituais, que foram apresentados e discutidos ao longo das disciplinas, evidenciando a evolução do conhecimento. Todos apresentaram aumento no nível de relações entre cada mapa construído, mas em diferentes níveis. Nota-se aprimoramento na utilização de verbos e ligações verbais, e na construção, como um todo, das relações criadas, ao longo do tempo. Também foram constatadas uso de dicas gráficas na construção. Obteve-se um aumento da extensão e compreensão do conteúdo e construção de hierarquia conceitual satisfatória. Conclusão: Os mapas conceituais auxiliaram o avanço dos sujeitos em direção à tomada de consciência com compreensão total das relações apresentadas por eles e se mostraram ótimos instrumentos de avaliação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13746_TB4104_02122022200840.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA BARRETO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericabrodrigues@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90461 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4104 "inscrito_id" => 13746 "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS COMO APORTE PARA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS NA GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: As Metodologias Ativas favorecem a construção do conhecimento e de um indivíduo crítico, reflexivo e autônomo. Os Mapas Conceituais surgem, neste contexto, como metodologia para análise diacrônica do conhecimento e tomada de consciência de discentes acerca de temas abordados em sala de aula, demonstrando-se bons organizadores gráfico, que permitem que o aluno compreenda os processos envolvidos na construção do conhecimento, esteja ciente e estabeleça relações entre os motivos que o levaram ao êxito ou a falha. Objetivo: relatar como a utilização de Mapas Conceituais auxiliou o processo de tomada de consciência de alunos do curso de Fisioterapia e Odontologia de uma Instituição Estadual na Bahia. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, que aborda resultados obtidos a partir da construção e exteriorização de três Mapas Conceituais sobre “Estrutura e transporte de membrana”, construídos por cada um dos 79 alunos (dos cursos de Fisioterapia e Odontologia), nas disciplinas de Citologia e Genética e Biologia Básica, de uma Instituição Estadual na Bahia, entre o final de 2021 e início de 2022. Resultados: Foram obtidos 237 mapas conceituais, que foram apresentados e discutidos ao longo das disciplinas, evidenciando a evolução do conhecimento. Todos apresentaram aumento no nível de relações entre cada mapa construído, mas em diferentes níveis. Nota-se aprimoramento na utilização de verbos e ligações verbais, e na construção, como um todo, das relações criadas, ao longo do tempo. Também foram constatadas uso de dicas gráficas na construção. Obteve-se um aumento da extensão e compreensão do conteúdo e construção de hierarquia conceitual satisfatória. Conclusão: Os mapas conceituais auxiliaram o avanço dos sujeitos em direção à tomada de consciência com compreensão total das relações apresentadas por eles e se mostraram ótimos instrumentos de avaliação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID13746_TB4104_02122022200840.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA BARRETO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericabrodrigues@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }