O presente estudo busca discutir sobre a sustentabilidade do Esporte seguro e inclusivo, visando atender a todos estudantes da Rede Municipal de ensino através do projeto- Brincadeira de Criança: resgate no contexto da escola, com o intuito de estimular o resgate das brincadeiras e brinquedos tradicionais, reconhecendo-os como elemento histórico e cultural. A questão norteadora deste estudo é: os professores utilizam os jogos e brincadeiras tradicionais em sala de aula e qual a opinião deles sobre o assunto? Buscou-se, assim estimular o resgate das brincadeiras e brinquedos tradicionais reconhecendo-os como elemento histórico e cultural dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na cidade de Orobó – PE. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva com enfoque quantitativo, aplicando um questionário semiestruturado, numa amostra de 100 professores. No referencial teórico optamos por pesquisas relacionadas ao desenvolvimento infantil: aspecto motor, afetivo, cognitivo e social, além dos jogos e brincadeiras, assim como a dinâmica de aulas propostas pelos professores, utilizadas no passado, destacando as percepções do aprender brincando e brincar aprendendo no ensino fundamental, com a mediação dos jogos e brincadeiras em sala de aula. O estudo aponta que há unanimidade entre os docentes entrevistados no sentido de compreender e utilizar os jogos e brincadeiras tradicionais como parte do processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Percebendo-se a necessidade de atualização técnica dos profissionais para a implantação e aplicação das atividades lúdicas no formato pedagógico.