Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O FORTALECIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90025
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3411
    "inscrito_id" => 8555
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O FORTALECIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES"
    "resumo" => "Vivenciamos nos ultimos anos uma convocação para repensarmos nossos processos de ensino e aprendizagem. Os professores, grandes estrelas deste processo, precisaram se adaptar e desenvolver, inovadoramente, suas práticas pedagógicas. Mas algo foi essencial para este processo: a tecnologia. Formações, video-aulas, manuais e tantos outros recursos foram disponibilizados aos professores para que eles aprendessem a mediar a aprendizagem sem sair de sua própria casa. Cada vez mais imersos em um contexto de cultura e convergência digital, se torna indispensável o fortalecimento de competências digitais docentes para o estímulo a experiências de aprendizagem significativas por meio destas TDICs (Tecnologias digitais de informação e comunicação). Assim, inquieto pela ausência de planos de formação continuada para professores que foquem na temática, desenvolveu-se uma estratégia contínua de aprimoramento das competências mencionadas. Este artigo objetiva apresentar o resultado de um programa de formação continuada para os professores dos anos finais de uma escola da rede privada de João Pessoa - PB. Além de compartilhar esta boa prática como sugestão a outros ambientes educacionais, uma das justificativas deste trabalho, nos propomos a avaliar os dados coletados por meio de um questionário eletrônico respondido pelos participantes da formação. A partir do conceito de formação continuada e de competências digitais docentes, discutimos os resultados positivos e os pontos de melhoria da proposta executada. Apesar da resistência a reestruturação de práticas pedagógicas mediadas pelas TDICs e a falta de algo muitas vezes mais direcionado a um passo a passo, os docentes apontaram a possibilidade de uso e compartilhamento responsável e ético das ferramentas digitais e a potencialização da criatividade, motivação e expansão do conhecimento como grandes pontos positivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8555_TB3411_12092022234710.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Jr"
    "autor_email" => "ribeiro.juniorsantos@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90025
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3411
    "inscrito_id" => 8555
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O FORTALECIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES"
    "resumo" => "Vivenciamos nos ultimos anos uma convocação para repensarmos nossos processos de ensino e aprendizagem. Os professores, grandes estrelas deste processo, precisaram se adaptar e desenvolver, inovadoramente, suas práticas pedagógicas. Mas algo foi essencial para este processo: a tecnologia. Formações, video-aulas, manuais e tantos outros recursos foram disponibilizados aos professores para que eles aprendessem a mediar a aprendizagem sem sair de sua própria casa. Cada vez mais imersos em um contexto de cultura e convergência digital, se torna indispensável o fortalecimento de competências digitais docentes para o estímulo a experiências de aprendizagem significativas por meio destas TDICs (Tecnologias digitais de informação e comunicação). Assim, inquieto pela ausência de planos de formação continuada para professores que foquem na temática, desenvolveu-se uma estratégia contínua de aprimoramento das competências mencionadas. Este artigo objetiva apresentar o resultado de um programa de formação continuada para os professores dos anos finais de uma escola da rede privada de João Pessoa - PB. Além de compartilhar esta boa prática como sugestão a outros ambientes educacionais, uma das justificativas deste trabalho, nos propomos a avaliar os dados coletados por meio de um questionário eletrônico respondido pelos participantes da formação. A partir do conceito de formação continuada e de competências digitais docentes, discutimos os resultados positivos e os pontos de melhoria da proposta executada. Apesar da resistência a reestruturação de práticas pedagógicas mediadas pelas TDICs e a falta de algo muitas vezes mais direcionado a um passo a passo, os docentes apontaram a possibilidade de uso e compartilhamento responsável e ético das ferramentas digitais e a potencialização da criatividade, motivação e expansão do conhecimento como grandes pontos positivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8555_TB3411_12092022234710.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Jr"
    "autor_email" => "ribeiro.juniorsantos@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Vivenciamos nos ultimos anos uma convocação para repensarmos nossos processos de ensino e aprendizagem. Os professores, grandes estrelas deste processo, precisaram se adaptar e desenvolver, inovadoramente, suas práticas pedagógicas. Mas algo foi essencial para este processo: a tecnologia. Formações, video-aulas, manuais e tantos outros recursos foram disponibilizados aos professores para que eles aprendessem a mediar a aprendizagem sem sair de sua própria casa. Cada vez mais imersos em um contexto de cultura e convergência digital, se torna indispensável o fortalecimento de competências digitais docentes para o estímulo a experiências de aprendizagem significativas por meio destas TDICs (Tecnologias digitais de informação e comunicação). Assim, inquieto pela ausência de planos de formação continuada para professores que foquem na temática, desenvolveu-se uma estratégia contínua de aprimoramento das competências mencionadas. Este artigo objetiva apresentar o resultado de um programa de formação continuada para os professores dos anos finais de uma escola da rede privada de João Pessoa - PB. Além de compartilhar esta boa prática como sugestão a outros ambientes educacionais, uma das justificativas deste trabalho, nos propomos a avaliar os dados coletados por meio de um questionário eletrônico respondido pelos participantes da formação. A partir do conceito de formação continuada e de competências digitais docentes, discutimos os resultados positivos e os pontos de melhoria da proposta executada. Apesar da resistência a reestruturação de práticas pedagógicas mediadas pelas TDICs e a falta de algo muitas vezes mais direcionado a um passo a passo, os docentes apontaram a possibilidade de uso e compartilhamento responsável e ético das ferramentas digitais e a potencialização da criatividade, motivação e expansão do conhecimento como grandes pontos positivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.