ATUAÇÃO DO ESTADO NO SISTEMA EDUCACIONAL: O CASO DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS NA PARAÍBA DE 2018 A 2022
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90035 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3421 "inscrito_id" => 15647 "titulo" => "ATUAÇÃO DO ESTADO NO SISTEMA EDUCACIONAL: O CASO DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS NA PARAÍBA DE 2018 A 2022" "resumo" => "A chegada de refugiados venezuelanos a capital paraibana desde 2018, foi fundamental para que o Estado formulasse políticas públicas que acolhessem e integrassem os migrantes forçados. A questão educacional é um aspecto importante quando se almeja qualidade de vida, garantia de direitos e futuro profissional promissor. Sendo assim, este artigo objetiva analisar quais medidas foram implementadas pelo Estado paraibano, no diz respeito a educação de refugiados venezuelanos de 2018 a 2022. Para nortear o estudo, a pergunta a qual se busca responder é “as políticas públicas da educação na Paraíba, estimulam o acesso de refugiados ao sistema de ensino nas escolas públicas? Para responde-la, será apresentado o conceito de políticas públicas, refugiados, migrante forçado, para só então tratar a parte teórica, que terá base em Mantoan (2006) e Sassaki (1998), com aspectos da Educação Inclusiva, o conceito de integração, e a mudança de perspectiva educacional. Após aporte teórico, será analisado o sistema educacional paraibano e as mudanças para incluir/integrar os refugiados recém-chegados a Paraíba. Diante de tais propósitos, a pesquisa será básica e constitui-se como um estudo exploratório, de metodologia qualitativa, desenvolvido a partir do método de estudo de caso, utilizando-se de dados bibliográficos acerca do tema. Embora o sistema educacional esteja de portas abertas à comunidade, o choque cultural e linguístico que os migrantes venezuelanos sofrem ao adentrar no território brasileiro são questões além da mera existência de vagas nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15647_TB3421_11082022222245.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALESKA ROCHA DE ABRANTES CARCARA" "autor_nome_curto" => "LALESKA" "autor_email" => "laleskarocha@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90035 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3421 "inscrito_id" => 15647 "titulo" => "ATUAÇÃO DO ESTADO NO SISTEMA EDUCACIONAL: O CASO DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS NA PARAÍBA DE 2018 A 2022" "resumo" => "A chegada de refugiados venezuelanos a capital paraibana desde 2018, foi fundamental para que o Estado formulasse políticas públicas que acolhessem e integrassem os migrantes forçados. A questão educacional é um aspecto importante quando se almeja qualidade de vida, garantia de direitos e futuro profissional promissor. Sendo assim, este artigo objetiva analisar quais medidas foram implementadas pelo Estado paraibano, no diz respeito a educação de refugiados venezuelanos de 2018 a 2022. Para nortear o estudo, a pergunta a qual se busca responder é “as políticas públicas da educação na Paraíba, estimulam o acesso de refugiados ao sistema de ensino nas escolas públicas? Para responde-la, será apresentado o conceito de políticas públicas, refugiados, migrante forçado, para só então tratar a parte teórica, que terá base em Mantoan (2006) e Sassaki (1998), com aspectos da Educação Inclusiva, o conceito de integração, e a mudança de perspectiva educacional. Após aporte teórico, será analisado o sistema educacional paraibano e as mudanças para incluir/integrar os refugiados recém-chegados a Paraíba. Diante de tais propósitos, a pesquisa será básica e constitui-se como um estudo exploratório, de metodologia qualitativa, desenvolvido a partir do método de estudo de caso, utilizando-se de dados bibliográficos acerca do tema. Embora o sistema educacional esteja de portas abertas à comunidade, o choque cultural e linguístico que os migrantes venezuelanos sofrem ao adentrar no território brasileiro são questões além da mera existência de vagas nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15647_TB3421_11082022222245.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALESKA ROCHA DE ABRANTES CARCARA" "autor_nome_curto" => "LALESKA" "autor_email" => "laleskarocha@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }