OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E O INTERESSE PELA DOCÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90823 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4605 "inscrito_id" => 17154 "titulo" => "OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E O INTERESSE PELA DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo propôs-se a analisar as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública no Nordeste acerca da docência, bem como compreender o interesse pelo curso e o exercício da profissão, realizada através de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram 40 estudantes em fase de conclusão de curso. Foi aplicado com os estudantes um questionário semiestruturado que investigava concepções acerca da docência, avaliação da escolha do curso de licenciatura e o interesse para o exercício da profissão docente. Os dados foram tratados com análise de conteúdo baseada em Bardin (2010). Dentre os principais resultados, observou-se que os estudantes compreendem a relevância do professor para a sociedade, mas enfatizaram a desvalorização e precarização da profissão docente, o que reverberou sobre a insatisfação com a escolha do curso ou a escolha por falta de opção, por inúmeros fatores. Manifestaram o interesse em exercer a profissão e fazer a diferença na sala de aula. O que possibilitou considerar que, embora o compromisso social do professor contribua de forma significativa para a admiração da profissão, essa constatação não consegue a permanência nessa carreira, o que aponta a necessidade e urgência na valorização a profissão a partir de condições de trabalho e salarial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17154_TB4605_18092022104735.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODALÉA FEITOSA VIDAL" "autor_nome_curto" => "ODALÉA" "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90823 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4605 "inscrito_id" => 17154 "titulo" => "OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E O INTERESSE PELA DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo propôs-se a analisar as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública no Nordeste acerca da docência, bem como compreender o interesse pelo curso e o exercício da profissão, realizada através de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram 40 estudantes em fase de conclusão de curso. Foi aplicado com os estudantes um questionário semiestruturado que investigava concepções acerca da docência, avaliação da escolha do curso de licenciatura e o interesse para o exercício da profissão docente. Os dados foram tratados com análise de conteúdo baseada em Bardin (2010). Dentre os principais resultados, observou-se que os estudantes compreendem a relevância do professor para a sociedade, mas enfatizaram a desvalorização e precarização da profissão docente, o que reverberou sobre a insatisfação com a escolha do curso ou a escolha por falta de opção, por inúmeros fatores. Manifestaram o interesse em exercer a profissão e fazer a diferença na sala de aula. O que possibilitou considerar que, embora o compromisso social do professor contribua de forma significativa para a admiração da profissão, essa constatação não consegue a permanência nessa carreira, o que aponta a necessidade e urgência na valorização a profissão a partir de condições de trabalho e salarial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17154_TB4605_18092022104735.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODALÉA FEITOSA VIDAL" "autor_nome_curto" => "ODALÉA" "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }