O trabalho apresenta fundamentos que está relacionado a importância da gestão e suas práticas pedagógicas. Tem objetivo de guiar os docentes na suas práticas escolares com direcionamento em toda a pesquisa desenvolvida e certifica-se que se deve planejar as ações antes de executá-las, para obtenção de sucesso. A gestão democrática participativa indica o modo adequado de organização e funcionamento das escolas públicas através de suas experiências educativas ali desenvolvidas e que submergem, basicamente, ao exercício da cidadania, visto que, alunos, pais, professores, funcionários e membros da comunidade, ao participarem da vida escolar, educam e são educados na construção de um bem público comum. Assim como cada escola tem sua realidade, todo projeto pedagógico demanda que, antes de qualquer outra metodologia, sejam levantados dados relevantes que a retratem como instituição, podendo ser, entre outras categorias, de natureza legal (processo de criação/ transformação), histórica (datas e motivo de seu surgimento), administrativa (vínculos com o sistema municipal ou estadual de educação). Trata-se da escola possuir sua própria realidade, história, com alicerce na forma como os seus diversos segmentos enfrentam o trabalho que vem sendo desenvolvido. A gestão democrática deve estar no espaço da escola como o ar que respiramos, ou seja, na circulação das informações, no compartilhamento do trabalho, na organização do calendário escolar, nas distribuições das aulas, no processo de elaboração ou construção do Projeto Pedagógico - PP, na formação de grupos de trabalho.